O WhatsApp anunciou o lançamento de novas funcionalidades para ajudar os utilizadores a detetar potenciais burlas na aplicação de mensagens, procurando exibir avisos para alertar em situações consideradas suspeitas. Estas funcionalidades foram introduzidas tanto em conversas de grupos como individuais.
No que diz respeito a grupos, o WhatsApp passará a exibir avisos caso seja adicionado a um novo grupo por alguém que não tenha na sua lista de contactos. Ao ser adicionado a este novo grupo, o WhatsApp exibirá informações sobre a data de criação da conversa, número de elementos e outras dicas para se manter seguro - nomeadamente que não deve partilhar informações de teor pessoal.
Caso perceba que não há motivos para suspeitar dos elementos deste grupo, pode escolher aceder à conversa e participar normalmente.
Já em relação a conversas individuais, o WhatsApp tentará exibir mais informações sobre pessoas que iniciem uma conversa consigo e que não estejam na sua lista de contactos. O WhatsApp aconselha ainda que, nestes casos, os utilizadores levem algum tempo a responder a pensar nos conteúdos das mensagens que recebem, reforçando que devem ser empregues formas de verificar a identidade do outro participante da conversa caso este se esteja a fazer passar por familiares ou amigos.
O WhatsApp adianta que continuará a “testar novas abordagens” no que diz respeito à exibição de alertas para combater burlas e esquemas que tenham lugar na plataforma. O WhatsApp nota também que, durante a primeira metade de 2025, baniu mais de 6,8 milhões de contas ligadas a centros de burlas que tinham como alvos pessoas de todo o mundo.
Leia Também: WhatsApp vai permitir enviar mensagens a quem não tem conta na app