As 3 dicas (essenciais) para poupar espaço no Google Fotos

O serviço de armazenamento de fotografias da Google é o grande ‘responsável’ por estar constantemente sem espaço no armazenamento da ‘cloud’ que a empresa oferece para todos os seus utilizadores.

google, fotos, empresa

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
13/08/2025 12:08 ‧ ontem por Miguel Patinha Dias

Tech

Google

Nos últimos anos temos assistido a uma grande evolução no que diz respeito às câmaras fotográficas nos telemóveis, o que tem contribuído para fotografias e vídeos com cada vez melhor resolução. No entanto, esta melhoria de qualidade traduz-se também em ficheiros que ocupam cada vez mais espaço - não só no armazenamento local dos dispositivos, como também na nuvem em serviços como o Google Fotos.

 

Com apenas 15GB de armazenamento gratuito na ‘cloud’ da Google, é certo que os utilizadores têm como prática recorrente a eliminação de fotografias e vídeo de forma a não conseguirem deixar de usar serviços da Google como o Gmail ou o Drive. Dado que o Google Fotos é geralmente o serviço com maior concentração de ficheiros mais ‘pesados’, poderá sentir que não pode captar tantas fotografias e vídeos como gostaria de forma a poupar espaço.

Não terá de deixar de captar fotografias e vídeos, mas há claro a necessidade de uma utilização mais consciente do armazenamento da ‘cloud’ da Google e, posto isto, não sobram dúvidas que as dicas do site TechTudo para poupar espaço no Google Fotos são de grande importância.

Pode encontrar abaixo as três dicas que o vão ajudar a poupar espaço Google Fotos e passar mais tempo sem eliminar fotografias e vídeos na aplicação da Google. Se não quiser pagar um valor mensal por mais armazenamento, recomendamos que as comece a colocar em prática.

Vodafone terá o Google One como oferta para novas adesões

Vodafone terá o Google One como oferta para novas adesões

O serviço da Google permite aos utilizadores desfrutarem de espaço extra de armazenamento na ‘cloud’ para fotografias e vídeos do Google Photos, ficheiros no Google Drive e também e-mails e anexos no Gmail.

Miguel Patinha Dias | 14:41 - 03/07/2025

Desative o armazenamento automático de ‘print screens’ (fotografias do ecrã)

Comece por ir até ao ícone com a sua fotografia no canto superior direito e, de seguida, vá até às Definições da app Fotos. Irá então para uma nova página onde deve premir a opção Cópia de segurança e, posteriormente, entrar na área Criar cópia de segurança das pastas do dispositivo.

Poderá então escolher quais as pastas em que permite que o Fotos faça uma cópia de segurança para a 'cloud'. Pasta desativar a Screenshots e deixará de fazer cópias de segurança de 'prints creens' que faça no seu telemóvel.

Apague fotografias repetidas

Vá até ícone com a sua fotografia no canto superior direito e entre nas Definições da app Fotos para, de seguida, entrar em Preferências. Selecione a área Vista Gotos e ative a opção Empilhar fotos semelhantes.

Ativar esta opção fará com que as fotografias semelhantes sejam agrupadas automaticamente, o que facilitará a eliminação de múltiplas imagens iguais que lhe estejam a ocupar espaço.

Reduza a resolução das fotografias

Todos gostamos de ver fotografias na melhor resolução possível, mas esta é uma prática que pode reduzir (e muito) o espaço que tem disponível no armazenamento da 'cloud'. Se formos sinceros e pragmáticos, em alguns casos não fará diferença a resolução de uma fotografia se a vir sempre no telemóvel.

Há uma forma de reduzir automaticamente a resolução de fotografias na hora de realizar uma cópia de segurança automática e, para ativar esta opção, deverá ir até ao ícone com a sua fotografia no canto superior direito e entrar em Definições da app Fotos.

Entre então na Cópia de segurança e vá até à área Qualidade da Cópia de segurança e selecione a opção Poupança de armazenamento - o que fará com que as fotografias sejam comprimidas para 16MP,  os vídeos comprimidos para alta definição e as impressões com boa qualidade tenham até 24 x 16 polegadas.

Leia Também: Perplexity quer comprar Chrome à Google por quase 30 mil milhões de euros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas