Vão sendo conhecidos detalhes acerca do acidente que, na última madrugada, vitimou Diogo Jota e o irmão André Silva em Espanha. O carro em que seguiam era, ao que tudo indica, um Lamborghini Huracán.
Num primeiro momento, jornais com o La Razón em Espanha e o The Irish Sun na Irlanda sugeriam que o carro em que seguiam os futebolistas seria um Lamborghini Urus. No entanto, fotografias do local do acidente veiculadas pela Getty Images e informações adiantadas pelo jornal AS indicam que Diogo Jota e André Silva seguiam num Lamborghini Huracán.
Há quatro variantes atualmente disponíveis (Sterrato, STO, Tecnica e EVO Spyder). A velocidade máxima situa-se em torno dos 325 km/h, sendo a aceleração dos 0 aos 100 km/h possível em 3,1 segundos na versão mais potente. Tudo graças a um motor V10 de 5.204 centímetros cúbicos, cuja potência máxima é de 640 cv. A caixa é automática de sete velocidades de dupla embraiagem.
O design revela linhas distintivas dos super desportivos da Lamborghini, assim como aerodinâmica ativa (sistema ALA - Aerodinamica Lamborghini Attiva). Como não podia deixar de ser, há um uso abundante de fibra de carbono e materiais leves.
Uma das variantes mais recentes é Lamborghini Huracán Tecnica. Lançada em 2022 poucos meses antes da Sterrato com capacidades off-road. Possui um sistema de arrefecimento de travões novo e, em termos de design, há um guarda-lamas com o design Ypsilon em preto que também se encontra no Terzo Millenio. Incorpora uma cortina de ar pela primeira vez num Huracan. Vocacionado para as pistas nesta variante topo de gama, possui novas jantes Damiso de 20 polegadas.
O carro é de tração traseira e está munido do Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata - um sistema que controla todos os aspetos do comportamento dinâmico do automóvel. As rodas traseiras também viram, de modo a maximizar o comportamento da viatura em qualquer momento.
A versão Tecnica inclui um sistema de controlo de tração de performance (P-TCS) modificado. Os modos de condução são Strada, Sport e Corsa - este último é o que expressa todo o caráter desportivo e potência deste carro, estando vocacionado ao uso em pista.
Cada variante tem as suas particularidades no habitáculo. As linhas são idênticas, incluindo um volante desportivo multifunções com patilhas de mudanças ou painel de instrumentos digital na frente do condutor. Exceto o Huracan STO, há também um ecrã digital na consola central. Na Tecnica, há cintos de segurança com arnês como opção adicional.
Conforme é possível verificar através das imagens veiculadas pela Getty Images, o Lamborghini em que Diogo Jota e André Silva seguiam parece ser adornado na cor Verde Selvans, que é icónica entre a gama da Lamborghini.
[Notícia atualizada às 16h09 - Informações contraditórias iniciais apontaram para o modelo Lamborghini Urus, mas novos detalhes e imagens sugerem que se trata do Huracán]
Leia Também: Rebentamento de pneu: Entenda a possível causa do acidente de Diogo Jota