Com o evoluir da tecnologia, técnicas de construção e materiais, os pneus dos automóveis são cada vez mais seguros. Por isso mesmo, o rebentamento de um pneu é um incidente raro, mas que pode acontecer. E é preciso reagir em conformidade.
Os motivos para um pneu rebentar podem ser muitos - desde as condições do piso às do próprio pneu, incluindo incorretos níveis de pressão. Independentemente da origem do problema, acarreta riscos de acidentes graves.
Sendo um ponto de contacto com o solo, é fácil de perceber quando um pneu rebenta pelo comportamento do veículo - vibrações na direção, o som da pancada, a viatura a guinar para o lado do pneu rebentado se for dianteiro ou a traseira a deslizar para o lado do pneu afetado caso seja de trás.
O que fazer se um pneu rebentar?
A situação de rebentamento de um pneu pode ser assustadora, mas como em qualquer incidente rodoviário manter a calma e a frieza é essencial de modo a agir de forma correta e minimizar riscos para si e demais utentes da via. A velocidades mais altas, os tempos de reação podem dar menos margem de manobra para lidar com a situação.
- Sinalizar o perigo: Primeiro que tudo, deve ligar as luzes de emergência ('quatro piscas')
- Condução suave: Em nenhum caso deve fazer movimentos de direção e travagem bruscas, preferindo a caixa de velocidades para abrandar. Tire o pé do acelerador lentamente e não trave com força, pois pode perder o controlo. Com um pneu rebentado, também haverá à perda de velocidade. Quando a velocidade for mais segura, dos 50 km/h para baixo, travar com suavidade até parar.
- Direção em linha reta: Tente manter o veículo em linha reta, compensando o guinar para o lado do pneu danificado. A Firestone recomenda agarrar o volante firmemente com as mãos nas posições das 10h e 02h, sem tentar corrigir para o lado oposto ao qual o carro mostra tendência de virar.
- Parar em segurança: Ao recuperar o controlo, deve dirigir o carro para uma berma com cuidado e agir como em qualquer outro incidente: sair da viatura e sinalizar a situação adequadamente.
Leia Também: Rebentamento de pneu: Entenda a possível causa do acidente de Diogo Jota