"Risco de incêndio". Ford recolhe quase 700 mil carros nos EUA

A Ford lançou uma campanha de recolha de quase 700 mil automóveis nos Estados Unidos da América. Está em causa um problema que pode representar risco acrescido de incêndio em dois modelos.

Logótipo da Ford num Escape

© Philip Lange / Shutterstock

Bernardo Matias
17/07/2025 08:18 ‧ ontem por Bernardo Matias

Auto

Ford

Está em curso a recolha de 694.271 crossovers SUV da Ford nos Estados Unids da América, devido a um problema de fuga de combustível que pode resultar num maior perigo de incêndio.

 

O documento da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA), consultado pelo Auto ao Minuto, estima que apenas 0,3 por cento das viaturas chamadas tenham, de facto, o defeito.

Há dois modelos abrangidos. São eles o Ford Bronco Sport 1,5 litros fabricado entre 2020 e 2024 (339.044); e também o Ford Escape produzido de 2018 a 2022 (355.227).

A NHTSA detalhou, depois, o potencial problema: "Um injetor de combustível pode rachar, resultando na migração do combustível e acumulação perto das fontes de ignição, resultando num potencial incêndio debaixo do capô".

A entidade esclareceu depois que esse líquido ou vapor fica perto o suficiente de uma superfície quente para poder haver ignição. E descreveu: "Um injetor de combustível rachado no motor permite que o combustível escape a uma taxa elevada para a cabeça do cilindro, que pode sair através de um orifício de drenagem para superfícies quentes no sistema de escape/turbo".

Numa primeira fase, os proprietários notificados receberão uma atualização do software de controlo do motor para permitir a deteção de fuga no injetor de combustível. Esta é uma solução provisória, que será aplicada enquanto está a ser preparada a reparação definitiva - ainda sem um prazo estipulado.

Leia Também: Ford recolhe mais de 850 mil veículos por problema no motor

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas