Está em curso a recolha de 694.271 crossovers SUV da Ford nos Estados Unids da América, devido a um problema de fuga de combustível que pode resultar num maior perigo de incêndio.
O documento da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA), consultado pelo Auto ao Minuto, estima que apenas 0,3 por cento das viaturas chamadas tenham, de facto, o defeito.
Há dois modelos abrangidos. São eles o Ford Bronco Sport 1,5 litros fabricado entre 2020 e 2024 (339.044); e também o Ford Escape produzido de 2018 a 2022 (355.227).
A NHTSA detalhou, depois, o potencial problema: "Um injetor de combustível pode rachar, resultando na migração do combustível e acumulação perto das fontes de ignição, resultando num potencial incêndio debaixo do capô".
A entidade esclareceu depois que esse líquido ou vapor fica perto o suficiente de uma superfície quente para poder haver ignição. E descreveu: "Um injetor de combustível rachado no motor permite que o combustível escape a uma taxa elevada para a cabeça do cilindro, que pode sair através de um orifício de drenagem para superfícies quentes no sistema de escape/turbo".
Numa primeira fase, os proprietários notificados receberão uma atualização do software de controlo do motor para permitir a deteção de fuga no injetor de combustível. Esta é uma solução provisória, que será aplicada enquanto está a ser preparada a reparação definitiva - ainda sem um prazo estipulado.
Leia Também: Ford recolhe mais de 850 mil veículos por problema no motor