Com concorrência crescente e composta de automóveis acessíveis - em especial de fabricantes chineses, a Tesla está a preparar um modelo mais acessível. Há alguns meses que o construtor americano tem vindo a sofrer uma forte quebra das vendas em vários países.
A informação consta da apresentação dos dados financeiros do segundo trimestre do ano: "Continuam em andamento os planos para novos veículos que serão lançados em 2025, incluindo a produção inicial de um modelo mais acessível".
Os analistas acreditam que um carro mais barato irá ajudar a Tesla a enfrentar a concorrência chinesa. Mas qual será esse modelo mencionado no relatório? Sem dar detalhes, o diretor-executivo da Tesla, Elon Musk, referiu aos investidores citado pelo Business Insider: "É simplesmente um Model Y".
O empresário americano reconheceu que a falta de dinheiro é a grande barreira à aquisição de carros elétricos, e defendeu: "Quanto mais acessível pudermos tornar o carro, melhor".
Segundo o vice-presidente da Tesla para engenharia de veículos, é expectável que este novo modelo chegue no quarto trimestre do ano, "disponível para todos".
Carros autónomos como carros de aluguer?
Por outro lado, Elon Musk aposta em tornar os automóveis elétricos mais acessíveis graças às capacidades de condução autónoma que venham a permitir colocar o próprio carro à disposição de aluguer: "Se tiveres um Airbnb e puderes alugar a tua casa quando não estás lá, ou alugares um quarto de hóspedes, ou uma casa de hóspedes, algo assim, a acessibilidade da tua casa é muito maior", observou.
Leia Também: Tesla anuncia forte descida de receitas, de 16% no setor automóvel