Será já em 2026 que a Uber vai ter o seu próprio serviço de robotáxi. Começará numa "grande cidade dos Estados Unidos da América", por via de uma colaboração com a Lucid Group e a Nuro.
Segundo um comunicado, o serviço irá combinar a arquitetura dos veículos Lucid Gravity e o sistema de condução autónoma Nuro Driver de Nível 4, assim como a gestão de frotas da Uber.
O objetivo da Uber é ter pelo menos 20 mil viaturas da Lucid com o sistema Nuro Driver ao longo dos próximos seis anos. Os veículos serão operados pela própria Uber ou parceiros de frota, ficando disponíveis para os passageiros que utilizam a plataforma.
Neste momento, os testes com um protótipo de robotáxi da Lucid estão a decorrer num circuito fechado em Las Vegas. O lançamento deverá acontecer em 2026. Nesta altura, a Waymo é líder nos serviços de robotáxi, nos quais a Tesla começou a dar os primeiros passos em junho.
Dara Khosrowshahi, diretora-executiva da Uber, afirmou: "Os veículos autónomos têm um enorme potencial de transformar as nossas cidades para melhor".
Da parte da Lucid Motors, o diretor-executivo interino Marc Winterhoff acolheu o investimento da Uber, que considera que é uma nova prova da "arquitetura zonal totalmente redundante" da empresa, assim como da "plataforma altamente capaz para veículos autónomos ideais".
Jiajun Zhu, co-fundador e diretor-executivo da Nuro, acredita que é uma oportunidade de demonstrar as capacidades da sua tecnologia de automóveis autónomos. E sustentou: "Combinando a nossa tecnologia de condução autónoma com a arquitetura de veículos avançada da Lucid e a plataforma global da Uber, estamos orgulhosos por permitir um serviço de robotáxi concebido para chegar a milhões de pessoas pelo mundo".
Leia Também: Táxis autónomos chegam a Nova Iorque, mas com condutor