O Benfica oficializou, esta terça-feira, a contratação de Ana Borges, antiga capitã do Sporting que terminou recentemente contrato com os leões. Depois de nove temporadas ao serviço do Sporting, a defesa de 35 anos muda-se para o grande rival, assinando um contrato válido por duas anos. Ou seja, válido até 2027.
"Sei o peso que é representar o Benfica. É neste momento a melhor equipa em Portugal, como mostram os títulos, e eu estou supercontente e super empolgada em fazer parte desta família. Que possamos dar muitas alegrias aos benfiquistas", afirmou a jogadora lusa, que atualmente se encontra ao serviço da seleção nacional, atualmente na Suíça para disputar o Campeonato da Europa.
Com dez títulos amealhados ao longo da carreira, Ana Borges também conta com experiências fora de Portugal, nomeadamente ao serviço das inglesas do Chelsea. Antes disso passou por Atlético de Madrid e Prainsa Zaragoza, ambos de Espanha, após uma breve passagem pelos Estados Unidos da América, onde vestiu a camisola do SC Blue Heat.
"Eu acho que, a partir do momento em que entramos nesta casa, temos de querer conquistar todos os títulos possíveis e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões", vincou a mais recente jogadora do Benfica, em declarações aos canais oficiais das águias.
Sobre aquilo que poderá oferecer ao conjunto do Benfica, Ana Borges estar pronta para jogar como defesa central ou ocupar o corredor direito.
"Posso oferecer velocidade, posso jogar na defesa, posso jogar na ala. Desde que ainda me sinta capaz de ajudar a equipa, não interessa a posição, o importante é estar lá dentro, ajudarmo-nos umas às outras e no fim sermos muito felizes", sublinhou a jogadora de 35 anos que também deixou uma promessa aos adeptos do Benfica.
"Da minha parte, posso prometer-lhes toda a minha entrega, toda a minha dedicação ao clube, e espero dar-lhes muitas alegrias. Ansiosa por vestir a camisola do Benfica e ansiosa para que comece a época e para que possamos dar muitas alegrias aos nossos adeptos", rematou Ana Borges
️ Bem-vinda, Ana Borges! #SLBenficaFem pic.twitter.com/v9Or8A2Wax
— SL Benfica (@SLBenfica) July 1, 2025
Foco na Suíça
A oficialização como reforço do Benfica não tira o foco a Ana Borges, que se encontra ao serviço da seleção nacional que vai disputar o Campeonato da Europa na Suíça. A internacional lusa conta já com 185 jogos ao serviço da equipa das quinas, sendo mesmo dos elementos mais experientes à disposição de Francisco Neto, selecionador que não abdicou da sua presença na hora de encurtar a lista de 27 para 23 jogadoras.
A estreia de Portugal na competição acontece já na quinta-feira, frente a Espanha, a partir das 20h00, em Berna, sendo que as navegadoras terão ainda de medir forças com as seleções de Itália (segunda-feira, 7 de julho) e Bélgica (sexta-feira, 11 de julho) nesta fase de grupos, onde estão inseridas no grupo B.
A final do Europeu feminino acontecerá a 27 de julho e vai definir a nova campeã europeia. Inglaterra, a atual detentora do troféu, e Espanha são as grandes favoritas.
[Notícia atualizada às 14h23]