Otávio Ataíde pode ter os 'dias contados', no FC Porto. Protagonista da tão badalada festa do 23.º aniversário, que começou cedo, mas acabou por prolongar-se madrugada dentro, infringindo o código de conduta interno do clube, o defesa-central brasileiro pode já nem ser opção para o novo treinador Francesco Farioli na próxima temporada.
Há um par de semanas surgiram rumores desde França que davam conta da disponibilidade da direção liderada por André Villas-Boas para negociar o passe do defesa-central por uma verba situada entre os oito e os dez milhões de euros, o que terá chamado a atenção de clubes oriundos da Premier League e da Ligue 1.
Na altura escreveu-se que o Fulham, equipa inglesa que é orientada pelo treinador português Marco Silva, foi apontado como um possível destino para o jogador natural de São Paulo, assim como o recém-promovido Leeds United, o Crystal Palace e até o Lille.
Agora, o jornalista Andre Oechsner, do portal Footballeuropa, revelou este domingo que o Paris FC, que recentemente foi promovido à Ligue 1, em França, e os italianos do Bologna estão de olho no central brasileiro que trocou o Famalicão pelo FC Porto em janeiro de 2024.
Segundo a mesma fonte, os dois clubes estão dispostos a pagar entre 15 a 18 milhões pelo central que, no primeiro mês do ano passado, custou 12,3 milhões de euros aos cofres do FC Porto, que adquiriu 80 por cento do passe do jogador ao Famalicão.
— Andre Oechsner (@andreoeausm) July 6, 2025
Otávio fez apenas três minutos no Campeonato do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos da América, prova em que os azuis e brancos caíram na fase de grupos - tiveram como rivais o Inter Miami, o Palmeiras e o Al-Ahly -, e tem as portas abertas para sair do FC Porto.
Apesar de ter contrato com os azuis e brancos até junho de 2028, Otávio Ataíde vê com bons olhos a saída do clube da cidade Invicta. Em época e meia de dragão ao peito, o jogador, de 23 anos, fez 45 jogos e somou dois golos e outras tantas assistências.
O defesa-central, que chegou ao Dragão como uma promessa, pode assim terminar a ligação ao FC Porto sem nunca se ter afirmado plenamente como titular indiscutível.
Um central a saída... e outro a chegar
Se Otávio deverá deixar o Dragão já este verão, Dominik Prpic está na porta de entrada do FC Porto. A SAD azul e branca encontrou no jogador dos croatas do Hajduk Split o substituto natural do 'veterano' Iván Marcano, de 38 anos. O defesa-central, de 21 anos, irá custar uma verba a rondar os sete milhões de euros e deverá chegar à Invicta nos próximos dias.
O empresário do jovem defesa croata de 21 até já confirmou estar em negociações com o FC Porto e garantiu que estas se encontram bem encaminhadas para chegar a bom porto nos próximos dias.
Leia Também: Polémica. Reforço do FC Porto envolve-se em episódio insólito com polícia