Deco, que atualmente assume funções como diretor desportivo do Barcelona, concedeu, este domingo, uma extensa entrevista ao antigo internacional brasileiro Romário, na qual, entre outros temas, não poupou elogios a Lamine Yamal, jovem craque da equipa catalã.
Aos 17 anos, o internacional por Espanha já se tornou campeão europeu pela seleção espanhola e duas vezes campeão espanhol pelo Barcelona, tendo sido um dos principais destaques de ambas as equipas.
Numa conversa no podcast 'De cara com o cara', que é apresentado pelo ex-jogador brasileiro, Deco frisou que o internacional espanhol do Barcelona tem todas as condições para ganhar a próxima Bola de Ouro.
"Lamine é um fenómeno. Ser o melhor do mundo depende dele. Vai disputar campeonatos com o Real Madrid, no Barcelona, pelos próximos anos, e está na melhor posição para tal", afirmou o antigo internacional por Portugal, comparando o espanhol com um outro nome que também fez história nos culés.
"O início de Lamine é muito parecido com o de Neymar. A vida ajudou-o a amadurecer como ele é. Agora tem mais responsabilidades como jogador, mas também está na idade dele", prosseguiu Deco.
Na mesma entrevista, Deco foi desafiado a apontar quem são as seleções favoritas para vencer o Campeonato do Mundo de 2026 - que decorrerá no Canadá, nos Estados Unidos da América e no México -, e fez questão de destacar a Seleção de Portugal como uma das candidatas a conquistar a prova que vai acontecer no verão do ano que vem.
"A Espanha é a seleção mais bem organizada no momento. Entre os favoritos para o Mundial está a Espanha. Também, é sempre preciso ter atenção à Argentina [atual campeã do Mundo], que tem um treinador [Lionel Scaloni] muito forte. E depois destes dois, eu colocaria Brasil, França, Portugal e a Alemanha, que está em construção", destacou o diretor desportivo dos espanhóis do Barcelona.
O antigo jogador do FC Porto e da seleção nacional deixou ainda rasgados elogios ao técnico português José Mourinho, apontando-o como o melhor treinador que teve ao longo da sua carreira enquanto futebolista.
"Pelo que ele significou para mim, o melhor treinador que já tive foi Mourinho. Ele é ótimo. Trabalhei com ele alguns anos e naquela época era um revolucionário. Fazia coisas nos treinos que tiravam o foco dos adversários", sinalizou o ex-jogador.
De referir que Deco cruzou-se com o atual treinador do Fenerbahçe no FC Porto. Entre 2001 e 2004, os dois juntos conquistaram uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA (que agora tem a designação de Liga Europa), dois campeonatos portugueses, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira ao serviços dos azuis e brancos.
Leia Também: FC Barcelona inicia defesa do título espanhol em Maiorca