Não é segredo que Viktor Gyokeres quer ir para o Arsenal e o avançado sueco está a fazer de tudo para que a transferência seja bem sucedida. O goleador do Sporting terá, segundo adianta A Bola esta segunda-feira, aceitado reduzir o salário oferecido pelo clube inglês em cerca de dois milhões de euros para que os gunners conseguissem apresentar uma proposta mais alta aos leões.
Isto quer dizer que Gyokeres aceitou receber cerca de 6.3 milhões de euros anuais em vez dos 8.3 milões de euros oferecidos pelo Arsenal para que o segundo classificado da Premier League desta passada temporada pudesse avançar com uma proposta mais apelativa para o Sporting.
Ainda assim, os 65 milhões de euros fixos mais 15 milhões dependentes do cumprimento de objetivos parecem não ser suficientes para Frederico Varandas deixar o ponta-de-lança sair do Sporting, apontando aos 70 milhões de euros mais 10 por objetivos, de acordo com a mesma publicação.
O valor prende-se, portanto, por cinco milhões no imediato, já que o valor total engloba cerca de 80 milhões de euros, mas os responsáveis do emblema de Alvalade pretendem um valor inicial mais alto, de forma a investir desde já num avançado para colmatar a saída do nórdico.
Refira-se que o Sporting não receberá, no entanto, a totalidade destes milhões, uma vez que o Coventry City, anterior clube de Gyokeres, terá direito a 10% de uma mais-valia do valor da transferência.
Uma 'novela' que já vai longa...
Caso se concretize a mudança de Gyokeres para o Arsenal, será colocado um ponto final numa longa 'novela' de verão que se tem arrastado nas últimas semanas e com direito a troca de recados.
Frederico Varandas já veio a público, por duas ocasiões, avisar o empresário de Gyokeres que não irá entrar em "chantagens e ameaças", ao mesmo tempo que lembrou o Arsenal, o clube para o qual o avançado sueco quer mudar-se neste verão, que contratou outros jogadores por um valor superior àquele que estava inicialmente a oferecer por Gyokeres.
"Dadas as exigências que consideramos serem os valores justos do Viktor, eu acredito que o Viktor possa sair, a não ser que tenha o pior agente o mundo, coisa que não acredito, porque é um dos melhores jogadores do mundo", avisou Frederico Varandas.
... e Sporting está preparado
Com a longa duração destas negociações, o Sporting já está bem precavido para não sentir tanta falta de Viktor Gyokeres na próxima temporada. Isto porque os leões prepararam-se da melhor forma e já têm um alvo no topo da lista para substituir o internacional sueco.
O nome em cima da mesa é Luis Suárez, que milita na segunda divisão espanhola e, apesar de ter este dado em comum com Gyokeres - visto que o nórdico também foi contratado a um clube de uma segunda divisão -, o perfil físico enquanto jogador pouco tem a ver com o goleador que está prestes a rumar ao Arsenal.
Ainda assim, o ponda de lança colombiano fez 31 golos e oito assistências na passada temporada ao serviço do Almería, onde realizou 43 partidas em todas as competições, sendo o destacado melhor marcador da segunda divisão de Espanha, com seis golos de vantagem para o goleador mais próximo.
Leia Também: Fim da 'novela'? Sporting e Arsenal já terão pré-acordo por Gyokeres