Powered bySolverde
Disclaimer

Sobrarão dois: PSG em novo desafio Real e surpresa 'Flu' enfrenta Chelsea

O Paris Saint-Germain, o imponente presente, vai enfrentar na quarta-feira o Real Madrid, o titulado passado, nas meias-finais do renovado Mundial de clubes de futebol, nos Estados Unidos, um dia depois de o 'intruso' Fluminense desafiar o Chelsea.

LOS ANGELES, CALIFORNIA - MAY 31: A detailed view of the Club World Cup trophy before the game between the Los Angeles Football Club and Club América in a FIFA Club World Cup 2025 Play-In at BMO Stadium on May 31, 2025 in Los Angeles, California. (Photo b

© Getty Images

Lusa
07/07/2025 08:49 ‧ há 8 horas por Lusa

Desporto

Mundial de Clubes

O Paris Saint-Germain, o imponente presente, vai enfrentar na quarta-feira o Real Madrid, o titulado passado, nas meias-finais do renovado Mundial de clubes de futebol, nos Estados Unidos, um dia depois de o 'intruso' Fluminense desafiar o Chelsea.

 

Numa segunda final antecipada, depois do grandioso embate com o Bayern Munique, nos 'quartos', os franceses, liderados pelo espanhol Luis Enrique, vão tentar demonstrar, mais uma vez, que são a melhor equipa da atualidade.

Os gauleses foram os grandes dominadores da época europeia 2024/25, com a conquista da sua primeira 'Champions', culminada com um 5-0 ao Inter Milão, além do pleno francês (Ligue 1, Taça e Supertaça), e agora querem alargar o domínio ao Mundo.

O trajeto não é perfeito, pois inclui, a meio da fase de grupos, um desaire por 1-0 com o Botafogo, ainda que com um 'onze' alternativo, mas o PSG mostrou nos jogos mais complicados, com Atlético de Madrid (4-0) e Bayern (2-0), a sua força.

Na equipa parisiense, Nuno Mendes, João Neves e Vitinha são figuras incontestáveis no 'onze', enquanto Gonçalo Ramos é um suplente de 'luxo'.

E o PSG é hoje uma equipa fortíssima precisamente um ano depois de ter perdido aquela que era sua grande estrela, o avançado Kylian Mbappé, que rumou precisamente ao Real Madrid e vai agora reencontrar os seus ex-companheiros de equipa.

Mbappé não dececionou estatisticamente, já que chega a este jogo com 44 golos em 2024/25, considerando que este Mundial ainda não é de 2025/26, mas o problema é que o Real Madrid, que em 2023/24 tinha vencido Champions e La Liga, ganhou 'bola'.

Este já é, porém, um novo Real Madrid, com o treinador Xabi Alonso, em vez do italiano Carlo Ancelotti, bem como Huijsen (baixa para as 'meias', por castigo), Alexander-Arnold ou o 'miúdo' Gonzalo García, que já leva quatro golos na prova, depois de uma época em que quase só alinhou na equipa secundária.

Com quatro vitórias, ainda que nenhuma 'conclusiva', após um 1-1 com o Al-Hilal a abrir, o Real até tem melhor registo do que o PSG, e pergaminhos na prova, em anteriores formatos, com cinco títulos no Mundial (2014, 2016, 2017, 2018 e 2022) e três na antecessora Taça Intercontinental (1960, 1998 e 2002).

Ainda assim, e para um jogo em que tem como baixas o titular Pacho e o suplente Lucas Hernández, o PSG é o favorito para a segunda meia-final, depois de uma primeira, na terça-feira, que vai determinar se a final será 100% europeia, com o Chelsea, ou se terá o finalista vencido da anterior edição, o Fluminense.

Os brasileiros, que em 2023 foram goleados por 4-0 pelo Manchester City, num formato com apenas sete clubes, são a única equipa fora da Europa nas 'meias', e depois de já terem eliminado o Inter Milão (2-0, nos 'oitavos') e o 'carrasco' dos 'citizens', o Ah-Hilal (2-1, nos 'quartos').

O 'Flu', do consagrado Renato Gaúcho, ainda não perdeu (três vitórias e dois empates) e vai tentar nova surpresa, agora face ao Chelsea, a formação que eliminou o Benfica, nos 'oitavos', e o Palmeiras, de Abel Ferreira, nos 'quartos', e que sofreu o único desaire na fase de grupos, face ao Flamengo (1-3).

A formação londrina, vencedora da Liga Conferência e quarta na Premier League em 2024/25, parte como favorita, numa competição em que Enzo Maresca tem lançado em força os reforços para 2025/26, com aconteceu recentemente com o brasileiro João Pedro.

O avançado Delap, contratado ao Ipswich, e o central Colwill são baixas no Chelsea para as 'meias', por castigo, que também impede o 'Flu' de ter o central Juan Freytes e o médio Martinelli.

A formação inglesa, na qual o português Pedro Neto deverá ser titular e Dário Essugo suplente, já venceu o Mundial de clubes em 2021, numa final com o Palmeiras (2-1 após prolongamento), enquanto o Fluminense é o vice-campeão em título.

Os dois jogos estão marcados para as 20:00 (em Lisboa), ambos no MetLife Stadium, em East Rutherford, que também será o palco da final, no domingo, no mesmo horário.

Leia Também: Emoção do princípio ao fim. Eis as meias-finais do Mundial de Clubes

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Villas-Boas visado por falar sobre Lucho González no FC Porto: "Escusado"

Nuno Lobo

Villas-Boas visado por falar sobre Lucho González no FC Porto: "Escusado"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Fórmula 1

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas