Lamine Yamal está novamente envolto em polémica e desta vez será alvo de ações judiciais. O jogador do Barcelona terá contratado pessoas com nanismo para a festa do seu 18.º aniversário para puro entretenimento, segundo avnça a imprensa internacional desta segunda-feira.
A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) já respondeu com um comunicado e promete avançar com "medidas legais" contra o jogador.
"A Associação anuncia que tomará medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que essas ações violam não apenas a legislação vigente, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que procura ser igualitária e respeitosa", pode ler-se no comunicado feito pela ADEE.
De recordar que o extremo espanhol já esteve envolto em polémica recentemente, após ter sido visto com uma modelo da plataforma Onlyfans, de 29 anos, a passar férias e se ter especulado uma relação enquanto o jogador ainda tinha 17 anos de idade.
Confira o comunicado da ADEE na íntegra:
"A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE), organização membro da Confederação Espanhola de Pessoas com Deficiência Física e Orgânica (COCEMFE), condena e denuncia publicamente a contratação de pessoas com nanismo como parte da animação da recente festa de 18 anos do futebolista Lamine Yamal. A Associação anuncia que irá tomar medidas legais e sociais para salvaguardar a dignidade das pessoas com deficiência, considerando que estas acções violam não só a legislação em vigor, mas também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que procura ser igualitária e respeitadora.
Durante o aniversário do jovem futebolista, uma figura proeminente do desporto espanhol, foram contratadas pessoas com nanismo apenas para actividades de entretenimento e promoção. A ADEE considera este tipo de práticas intoleráveis porque perpetuam estereótipos, alimentam a discriminação e prejudicam a imagem e os direitos das pessoas com acondroplasia ou outras displasias esqueléticas, bem como de todas as pessoas com deficiência.
Este problema não é novo. A ADEE está a trabalhar ativamente para mudar a perceção social da diferença e denunciar a objectificação histórica das pessoas com nanismo. Um exemplo é a campanha 'Los Bufones de Velázquez', que recorda como a sociedade transformou a diferença física num espetáculo durante séculos e exige o direito a uma representação digna, livre de estereótipos."
Declarações de Carolina Puente, presidente da Associação:
"É inaceitável que, no século XXI, as pessoas com nanismo continuem a ser utilizadas como entretenimento em festas privadas, e ainda mais grave quando estes incidentes envolvem figuras públicas como Lamine Yamal. A dignidade e os direitos da nossa comunidade não são entretenimento para ninguém, em nenhuma circunstância.
São proibidos os espectáculos ou as actividades recreativas em que as pessoas com deficiência ou outras circunstâncias são utilizadas para provocar o escárnio, o ridículo ou a troça do público de uma forma contrária ao respeito pela dignidade humana.
Quando uma pessoa com influência social participa neste tipo de situações, o dano é ainda maior, porque transmite à sociedade - especialmente aos jovens - que a discriminação é aceitável. Temos de erradicar a objectificação da diferença e educar as pessoas para o respeito e a equidade.
Não ficaremos em silêncio. Defenderemos a dignidade e os direitos da nossa comunidade em todas as áreas, e exigiremos responsabilidade para que actos como estes não voltem a acontecer. Convidamos todas as pessoas com acondroplasia ou displasia esquelética a contactar a Associação: estamos aqui para apoiar, orientar e criar novas oportunidades."
'Chuva de estrelas' na festa de Yamal
Grande parte do plantel do Barcelona esteve presente no aniversário de Yamal, mas muitos saíram mais cedo devido aos exames médicos marcados para a manhã deste domingo. Gavi, Pau Cubarsí, Héctor Fort e Alejandro Baldé acabaram por ficar mais tempo na propriedade Alcazar Del Garraf, na Catalunha, tal como Raphinha e Lewandowski, e ainda o antigo companheiro de equipa João Félix, que esteve emprestado pelo Atlético Madrid aos catalães em 2023/24.
Rocafonda Bad Gyal, Lola Indigo, JC Reyes, Duki, Emilia Mermes, Luck RA, Quevedo, Nicky Nicole, Chimbala e Morad, amigo de Lamine Yamal, foram os artistas que estiveram presentes na festa do craque espanhol. Os influenciadores IShowSpeed, The Grefg, IlloJuan, os irmãos Buyer e Ibai Llanos, parceiro de Piqué na KingsLeague, também compareceram.
Destaque ainda para as presenças de Gerard Piqué, que não se prolongou muito noite dentro e saiu um pouco depois da meia-noite, e do piloto de Fórmula 1, Charles Leclerc, sendo que a Ferrari tem a próxima corrida apenas a 27 de julho, na Bélgica. Quem esteve ausente foi o melhor amigo de Yamal na seleção espanhola, Nico Williams, que recentemente renovou contrato com o Athletic Bilbao e recusou rumar, novamente, ao Barcelona, esta temporada.
Leia Também: Aniversário deixa mãe de Yamal "de rastos". João Félix nos convidados