O FC Porto anunciou esta semana a contratação de um defesa-central e há outro que está na porta de saída. Otávio Ataíde terá mesmo os 'dias contados', no FC Porto. Protagonista da tão badalada festa do 23.º aniversário, que começou cedo, mas acabou por prolongar-se madrugada dentro, infringindo o código de conduta interno do clube azul e branco, o defesa-central brasileiro já nem será opção para o novo treinador Francesco Farioli na próxima temporada.
Há um par de semanas surgiram rumores desde França que davam conta da disponibilidade da direção liderada por André Villas-Boas para negociar o passe do defesa-central e, ao que tudo indica, o ex-Famalicão vai mesmo mudar-se para solo gaulês.
O portal francês Footmercato adiantou este domingo que o FC Porto e Paris FC já terão chegado a acordo para a transferência para a capital francesa de Otávio, defesa de 23 anos que tem contrato com os dragões até 2028.
A referida publicação revela ainda que as negociações entre os dois clubes estão seladas e que o conjunto gaulês vai pagar 12,3 milhões de euros pelo antigo jogador do Famalicão. Mas há um entrave a esta negociação. A reticência do central brasileiro em rumar ao emblema recém promovido à Ligue 1 está a atrasar o negócio, uma vez que Otávio prefere explorar opções antes de tomar uma decisão definitiva.
O Paris FC, rival local do PSG, de Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos, já iniciou a pré-época e procura aumentar a qualidade do plantel. O emblema parisiense tinha em cima da mesa o nome do ex-FC Porto Chancel Mbemba, que está livre desde que deixou o Marseille, mas o congolês acabou por cair nas opções.
O Paris FC procura fazer um investimento elevado neste mercado de transferências de verão, com o objetivo de consolidar a permanência no principal escalão do futebol francês. Nesse sentido, o emblema sediado na cidade de Paris procura reforços que acrescentem qualidade e experiência ao plantel, estando também em negociações para contratar Benjamin André, capitão do Lille. O médio de 35 anos é visto como uma peça-chave pela experiência e liderança que pode trazer ao grupo.
Otávio fez apenas três minutos no Campeonato do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos da América, prova em que os azuis e brancos caíram na fase de grupos - tiveram como rivais o Inter Miami, o Palmeiras e o Al-Ahly -, e tem as portas abertas para sair do FC Porto.
Apesar de ter contrato com os azuis e brancos até junho de 2028, Otávio Ataíde vê com bons olhos a saída do clube da cidade Invicta. Em época e meia de dragão ao peito, o jogador, de 23 anos, fez 45 jogos e somou dois golos e outras tantas assistências. Foi comprado do Famalicão por cerca de 12 milhões de euros
O defesa-central, que chegou ao Dragão como uma promessa, pode assim terminar a ligação ao FC Porto sem nunca se ter afirmado plenamente como titular indiscutível.
Leia Também: Aston Villa define preço de alvo de Benfica e FC Porto para o meio-campo