O Sporting mostrou-se aos adeptos, esta quarta-feira pela primeira vez na preparação da época 2025/26, com uma derrota aos pés do Celtic (0-2), no Estádio do Algarve. Ao quinto jogo da pré-época, o conjunto de Rui Borges - que não conta com Viktor Gyokeres por força da autêntica 'novela' de mercado - somou a primeira derrota, a sensivelmente duas semanas do arranque da temporada.
O treinador leonino decidiu apostar nas titularidades de Rui Silva, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, St. Juste, Matheus Reis, Morten Hjulmand, João Simões, Pedro Gonçalves, Geny Catamo, Francisco Trincão e Rodrigo Ribeiro, naquele que foi um primeiro tempo algo dividido.
Os escoceses até foram os primeiros a criar perigo, mas o conjunto verde e branco não tardou em responder, primeiro com um falhanço de Matheus Reis e depois com os remates 'venenosos' de João Simões e Geny Catamo. Do outro lado, Adam Idah e Daizen Maeda testaram a atenção de Rui Silva.
Sem motivos para festejo no primeiro tempo, eis que na segunda metade apenas uma equipa pôde erguer os braços. E não foi o Sporting, que viu sair Rui Silva e Rodrigo Ribeiro para dar entrada a Franco Israel e Conrad Harder, respetivamente.
Logo após o regresso dos balneários, Johnny Kenny caiu na grande área após falta de Jeremiah St. Juste e o árbitro Ricardo Baixinho não teve dúvidas em apontar para a marca de grande penalidade. Franco Israel ainda adivinhou o lado, mas não levou a melhor no cara a cara diante de Reo Hatate, aos 47 minutos.
Já depois de ter visto o recém-entrado Conrad Harder a atirar ao poste, Rui Borges decidiu lançar o reforço Giorgi Kochorashvili para o lugar do capitão Morten Hjulmand, em cima da meia hora de jogo, mas a verdade é que voltaria a ser o Celtic a festejar.
Aos 70 minutos, numa autêntica autoestrada até à baliza do Sporting, Luke McCowan tratou de traduzir a jogada em golo, deixando o conjunto de Glasgow a vencer por dois golos de diferença à entrada para os últimos 20 minutos.
Até ao apito final, Alisson Santos ainda rendeu Pedro Gonçalves, mas o Sporting já não parecia ter muitos argumentos para dar a volta ao rumo dos acontecimentos, acabando derrotado, numa partida em que St. Juste, Matheus Reis e João Simões ainda foram substituídos por Bruno Ramos, David Moreira e Rayan Lucas.
Recorde-se que o Sporting até começou por vencer os primeiros dois duelos da pré-época - primeiro com uma goleada diante da equipa B (5-2) e depois com um triunfo tangencial frente ao Torreense (1-0) -, seguindo-se uma igualdade frente ao Nacional (1-1), precisamente antes do arranque para o estágio no Algarve.
Horas antes do duelo frente ao Celtic, os leões não foram além de um empate (0-0) diante do Portimonense, da II Liga, no encerramento das partidas à porta fechada, valendo a pena relembrar que o próximo duelo acontece no próximo dia 21 de julho, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental), novamente no Estádio do Algarve
Segue-se depois a disputa do Troféu Cinco Violinos, diante do Villarreal, no Estádio Nacional do Jamor, no próximo dia 26 de julho, pelas 19h30, naquele que será o último duelo antes o arranque oficial da temporada, com a final da Supertaça Cândido de Oliveira, novamente no Algarve, frente ao rival Benfica, a partir das 20h45 (horário de Portugal Continental) do próximo dia 31 de julho.
Leia Também: Antes de defrontar Celtic, Sporting 'escorrega' frente a clube da II Liga