O Benfica anunciou, esta quinta-feira, a renovação de contrato com Duarte Soares, que caminha para a sua sétima temporada de águia ao peito proveniente da equipa alentejana do O Elvas. A prolongação do vínculo não foi revelado por parte do clube da Luz.
"Sempre tive a ambição de conseguir chegar até aqui, de assinar o meu primeiro contrato de formação, e depois o profissional. Agora conseguir renovar um contrato é um sentimento de muito orgulho", assumiu o polivalente lateral, de 18 anos, em entrevista à BTV.
Depois de sagrar-se campeão nacional sub-19, Duarte Soares irá subir um patamar competitivo, integrando, neste momento, a equipa sub-23 encarnada, detentora da Taça Revelação.
"É um bom desafio. Nos sub-19 já estava a jogar contra jogadores mais velhos, e agora nos sub-23 vai ser um desafio ainda maior, no qual já posso apanhar seniores. Acho que vai ser bom para o meu desenvolvimento", projetou o internacional pelas camadas jovens de Portugal.
Com os olhos postos no futuro, o defesa não esconde o objetivo que tem em mente de águia ao peito. "O meu maior sonho é, como é óbvio, chegar à equipa principal do Benfica. Vou dar tudo de mim. Agora, com esta renovação, vai ser uma exigência ainda maior, então tenho de estar preparado para as adversidades", completou Duarte Soares.
Equipa sub-23 tem sido um 'trampolim' para a equipa principal
Bruno Lage está atento aos feitos das equipas de formação e não tem hesitado em chamar jogadores para trabalhar com a equipa principal. O técnico setubalense está agradado com o jovem Gonçalo Oliveira, de 19 anos, que poderá repetir o caminho de António Silva, ou seja passar da equipa sub-23 para a equipa principal, com pouco jogos pela efetuados pela equipa B. Na época passada, foram apenas três.
O defesa-central luso já fez parte da comitiva que participou no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, embora sem qualquer minuto de utilização nos quatro jogos realizados na competição. Ainda assim, o jogador voltou a merecer a chamada aos trabalhos dos vice-campeões nacionais, que deram início, na passada segunda-feira, à época 2025/26.
Com a saída de Bajrami para os suíços do Luzern, há uma vaga em aberto no lote de defesas-centrais. Nicolas Otamendi, António Silva e Tomás Araújo - de regresso à sua posição natural, após a contratação de Amer Dedic- são os mais experientes do plantel e partem na frente da concorrência.
O lugar de 4.º defesa poderá ser ocupado por um jogador da formação. Neste momento, Gonçalo Oliveira e Joshua Wynder competem por um lugar, isto se a SAD encarnada não optar por ir recrutar alguém no mercado de transferências.
Leia Também: Enzo Barrenechea já está em Lisboa para reforçar o Benfica: "Muito feliz"