"Quero voltar a ser o Vitinha do Sporting de Braga"

Vitinha chegou ao futebol italiano depois de uma experiência falhada no futebol francês. A ida para o Marseille após uma 'vida' no Sporting de Braga não lhe correu bem, mas esclareceu as razões por trás desse falhanço.

GENOA, ITALY - MAY 5: Vitor Vitinha of Genoa celebrates after scoring a goal during the Serie A match between Genoa and AC Milan at Stadio Luigi Ferraris on May 5, 2025 in Genoa, Italy. (Photo by Simone Arveda/Getty Images)

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
24/07/2025 15:49 ‧ há 3 dias por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Itália

Vitinha chegou ao futebol italiano depois de uma experiência falhada no futebol francês. A ida para o Marseille após uma 'vida' no Sporting de Braga não lhe correu bem, apesar de esse falhanço estar relacionado com a saúde da mãe, tal como conta em entrevista publicada esta quinta-feira na imprensa italiana.

 

"Quero voltar a ser o Vitinha de Braga e estamos todos a trabalhar para esse objetivo. O programa está a correr bem e estamos a gerir bem a carga de treino para evitar lesões. O Vieira também está a fazer um bom trabalho nesse sentido. Esta é essencialmente a minha terceira época no Génova, mas é inegável que as lesões me atrasaram até agora", começou por dizer em declarações à Gazzetta dello Sport.

"Foi um período difícil do ponto de vista mental. Também me preocupava com a minha mãe, Maria, que agora está melhor. Ela também jogava futebol: futsal, era atacante como eu", disse ao abrir o coração e o jogo sobre a passagem pelo Marseille, em França.

"Outros jogadores vão certamente chegar. Penso que vamos começar a nova época com uma grande equipa e um grande grupo. Lembrando que a filosofia do "nós", e não do "eu", sempre se aplica aqui. Porque eu, o treinador ou qualquer colega de equipa sozinho não podemos fazer nada", continuou o avançado.

"Seleção? É a ambição de todos. Difícil, mas não impossível. E no Campeonato do Mundo... só de pensar já é uma alegria", confessou o avançado português.

"Sou o número nove, no ano passado pediram-me para fazer coisas diferentes. Se tenho de ajudar a equipa, faço-o com todo o gosto. Posso jogar a extremo ou a extremo. Em todo o caso, vou trabalhar sempre para provar que posso ser titular. Dar o meu melhor: é essa a minha filosofia dentro e fora do campo", analisou o luso.

"O grupo é a base de tudo. O resto é uma consequência. E, nesse sentido, trabalhar com Vieira desde o início da época pode ser uma vantagem para todos. Uma mudança na preparação em relação ao passado? Não exatamente. O 'motor' é o mesmo, apenas gerido de forma diferente", acrescentou.

"Em primeiro lugar, estou finalmente à vontade a falar italiano, e isso é o que conta. E depois, em Génova, encontrei o amor graças à Martina. Ela é uma pessoa positiva: não é adepta do Rossoblu, mas apoia-me em tudo. E, com ela, tenho agora a estabilidade emocional que me faltava: sim, estou mais tranquilo e mais feliz", assumiu o internacional jovem nos sub-21 de Portugal.

"O golo frente ao AC Milan foi um golo muito importante, porque me permitiu avançar com mais tranquilidade. Só me interessa ser um exemplo para os jovens, no campo e no balneário. Olhem para o ano passado. Fizemos excelentes exibições mesmo contra as grandes equipas. É isso que me agrada no Génova. Não temos medo e, mesmo quando os outros têm mais qualidade, colocamos mais ritmo e a nossa garra em campo", concluiu.

Leia Também: "O Torino fez uma ótima contratação. Franco Israel tem um grande futuro"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

De Tavira a Bora Bora. As férias de sonho de João Neves e Madalena Aragão

Madalena Aragão

De Tavira a Bora Bora. As férias de sonho de João Neves e Madalena Aragão

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Bélgica: Verstappen supera Piastri e Norris e vence Sprint

Fórmula 1

GP da Bélgica: Verstappen supera Piastri e Norris e vence Sprint

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas