Jorge Costa faleceu, esta terça-feira, aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória na sala de emergência Hospital de São João, em Paranhos, no Porto, já depois de ter se sentido mal no centro de treinos dos FC Porto, no Olival.
Ao longo da carreira, o antigo defesa-central tornou-se um símbolo do clube nortenho, colecionando 21 troféus em 383 jogos, entre 1992 e 2005. Como capitão, ergueu uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taça de Portugal e cinco Supertaças. Pela seleção principal portuguesa foi internacional 50 vezes, tendo ainda conquistado o Mundial de sub-20 de 1991.
Atualmente, o ex-camisola 2 dos dragões era diretor do futebol da equipa principal liderada por Francesco Farioli. A última fotografia decorreu no domingo, acompanhado por algumas figuras marcantes da história do FC Porto, casos de Cristian Rodriguez, Falcão, presidente André Villas-Boas, Felipe, Diego, Maniche e Lucho González, elemento da atual equipa técnica azul e branca.
Na antecâmara do jogo de apresentação do coletivo portista, no Estádio do Dragão, frente ao Atletico de Madrid, a Ponte D. Luís foi o 'cenário' da fotografia, que mereceu diversos comentários dos adeptos do FC Porto nas redes sociais.
Nem o Wi-Fi aguenta tanta lenda junta
— FC Porto (@FCPorto) August 2, 2025
Até amanhã, no Dragão #SeguimosJuntos pic.twitter.com/jpLK9cnCOt
Cerimónias fúnebres de homenagem a Jorge Costa já têm data
"Respeitando a vontade expressa pela família, o FC Porto informa que as cerimónias públicas de despedida de Jorge Costa decorrerão a partir das 15 horas [horário de Portugal Continental] de quarta-feira, no Estádio do Dragão. A esta hora serão abertas as portas para que os sócios, adeptos e público em geral possam prestar homenagem ao lendário capitão do FC Porto", pode ler-se numa nota divulgada na página oficial dos dragões.
As homenagens no recinto do FC Porto vão prolongar-se até às 22h00, sendo que, de acordo com fonte próxima do malogrado dirigente, a missa de corpo presente decorrerá na quinta-feira, na Igreja de São João Baptista da Foz do Douro, antes da romagem ao Cemitério de Agramonte.
Bruno Moraes revela quem era Jorge Costa no FC Porto
"No meu percurso enquanto futebolista, não vi muitos como o Jorge Costa, um líder de homens. Tinha uma personalidade vincada, alguém que gostava muito de ganhar e apaixonado pelo FC Porto. Em 2003/04, ele era o capitão e transmitiu-nos os valores do clube pelo exemplo dentro e fora de campo. Tinha acabado de subir ao plantel principal e era formidável a forma, como com o simples olhar, mantinha-nos 'na ordem'. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não era muito de gritar", salientou o antigo avançado brasileiro, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto.
Leia Também: Um legado que fica. Eis os clubes da carreira de Jorge Costa