O FC Porto emitiu, esta terça-feira, um comunicado com os detalhes do funeral de Jorge Costa, que morreu, aos 53 anos, fruto de uma paragem paragem cardiorrespiratória na sala de emergência do Hospital São João, no Porto.
"O funeral de Jorge Costa terá lugar na Igreja de Cristo Rei, no Porto, às 10h30 de quinta-feira. A missa de sétimo dia está agendada para as 19h00 da próxima terça-feira, dia 12 de agosto, no mesmo local. A partir das 15h00 de amanhã, quarta-feira, as portas do Estádio do Dragão estarão abertas a todos aqueles que pretendam prestar homenagem ao lendário Capitão do FC Porto. A entrada faz-se pelo Parque 1", pode ler-se na página oficial dos dragões.
Recorde-se que a receção dos azuis e brancos ao Vitória SC, para a primeira jornada da I Liga foi adiada para segunda-feira, a partir das 20h45. A informação foi confirmada através de um comunicado partilhado pela Liga Portugal nas plataformas oficiais.
Esta alteração afeta ainda outras duas partidas da ronda inaugural. O encontro entre o Arouca e o AVS estava inicialmente agendado para as 18 horas de sábado e passa agora a disputar-se às 20h30 do mesmo dia. Por outro lado, o Estoril-Estrela da Amadora vai ser disputado na segunda-feira, data para a qual já estava marcado, mas foi antecipado para as 18h45.
O FC Porto avançou com o pedido de adiamento da partida inaugural do campeonato português em função da morte de um dos seus maiores símbolos.
Jorge Costa representou os dragões em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e foi capitão durante várias épocas, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito títulos de campeão nacional, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
O ex-defesa somou 50 internacionalizações e dois golos pela seleção principal de Portugal, que representou nas fases finais do Euro2000 e do Mundial2002, já depois de ter conquistado o Mundial de sub-20 de 1991, em Lisboa.
O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, deixou uma sentida mensagem de homenagem ao 'Bicho'.
"Partiu Jorge Costa. O nosso Bicho. A eterna Lenda do Clube. Jorge Costa foi um dos nossos mais queridos jogadores, uma lenda que vivia o Clube e o Portismo como poucos. Era único na sua forma de ser e de se relacionar connosco e com as nossas cores. Queremos hoje dizer-lhe que estaremos sempre ao seu lado, com a consciência e a obrigação de lhe devolver tudo o que ele nos deu ao longo da sua vida. E foi muito: sangue, suor e lágrimas", pode ler-se num excerto do longo comunicado.
Leia Também: A mensagem sentida deixada por Sérgio Conceição após morte de Jorge Costa
Leia Também: "Ainda hoje contei às minhas filhas quem era o Jorge Costa"