Depois de se tornarem os campeões da II Liga na época passada, os beirões regressaram à 'elite' do futebol português passados três anos sobre a primeira - e única - queda do escalão cimeiro, ao fim de sete anos consecutivos iniciados em 2015/16.
Se o presidente Gilberto Coimbra apontou a intenção de manter o Tondela no primeiro escalão assim que se consumasse o regresso, o técnico Ivo Vieira prometeu uma equipa competitiva que permita fazer uma época estável.
Com um plantel por fechar, Ivo Vieira afirmou que está "extremamente satisfeito com o trabalho desenvolvido" pelos 30 atletas com que trabalhou na pré-época e com que inicia o campeonato, mas adiantou que "haverá, certamente, mexidas".
Na véspera de arrancar o campeonato, o Tondela conta com Bernardo Fontes, Gabriel Souza e Rodrigo Silva, este da equipa de sub-17, para salvaguardar a baliza, enquanto a defesa integra Christian Marques, Brayan Medina, Bebeto, João Afonso, Tiago Manso, Diego Tavares, João Cesco, Talocha, Maviram e Gabriel Alves.
O meio-campo tem como opções Juanse Rodriguez, Joe Hodge, Xabi Huarte, André Ceitil, Hélder Tavares, Nuno Cunha, Cícero, Yaya Sithole e Leo, sendo a linha ofensiva composta por Yarlen Augusto, Yefrei Rodríguez, Afonso Rodrigues, Rodrigo Cascavel, Tray Fuller, Pedro Maranhão, Outtara Moudjatovic e Miro.
Ainda assim, o treinador admitiu que espera por mais reforços, sobretudo um ponta de lança, um extremo e um médio.
No regresso à I Liga, o Tondela tem estreia marcada na edição de 2025/26 frente ao Sporting de Braga, no Minho, no domingo, na primeira jornada da competição.