Após ter participado na I Liga nas temporadas de 1998/99, 1999/00, 2000/01, 2001/02 e 2003/04, tendo como melhor classificação o 11.º lugar no primeiro desses exercícios, sob o comando de José Romão e presidência de Luís Filipe Vieira, o Alverca ambiciona manter-se entre os 'grandes'.
A SAD ribatejana passou a ser liderada por um grupo de investimento ligado a Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, após a venda da participação da sociedade por parte do antecessor Ricardo Vicintin, sendo atualmente dirigida por José Miguel Albuquerque.
O treinador Custódio Castro, de 42 anos, ex-Sporting de Braga B, foi o escolhido para suceder a Vasco Botelho da Costa, que guiou o Alverca à subida, após o segundo lugar alcançado na II Liga, com 63 pontos, atrás do Tondela, que se sagrou campeão com 64 pontos.
O plantel do Alverca sofreu mudanças de uma ponta à outra, já que a maioria dos jogadores da temporada passada estava emprestada ou no último ano de contrato, tendo apenas permanecido o médio Diogo Martins e o defesa Talisca, da equipa B.
Para o regresso à I Liga, a SAD dos ribatejanos apostou maioritariamente na contratação ou empréstimo de jovens jogadores dos mercados sul-americano e europeu.
O Alverca garantiu, até ao momento, 27 reforços, com destaque para os extremos Chiquinho e Léo Chú, e para os avançados Tiago Leite e Sandro Lima, este último com vasta experiência no futebol português.
Os ribatejanos asseguraram também os guarda-redes Mateus, André Gomes e André Paulo, e para a defensiva chegaram Kaiky Naves, Isaac James, Steven Baseya, Gonçalo Esteves, Kauan Gomes, Lamine Ndiaye, Bastien Meupiyou e Ikker Julian.
O meio-campo foi reforçado com Sabit Abdulai, Davy Gui, Alex Amorim, Tomás Mendes, Gian Franco Cabezas e Abderrahmane Soumare, enquanto para o ataque foram recrutados Léo Chú, Marko "Marezi" Milovanovic, Chiquinho, Cédric Nuozzi, Junior Mendes, Tiago Leite, Stéphane Diarra, Felipe Lima, Sandro Lima e Nabil Touaizi.
O Alverca irá jogar a primeira jornada do campeonato fora de casa, no domingo, no reduto do Moreirense, que é orientado precisamente pelo ex-técnico, Vasco Botelho da Costa.