O Benfica está no playoff de qualificação para a fase de liga única da Liga dos Campeões depois de ter vencido o Nice, no jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória da competição, por 2-0, na noite desta terça-feira, em pleno Estádio da Luz.
Os golos encarnados foram marcados por Fredrik Aursnes e Andreas Schjelderup, que carimbaram o progresso da equipa encarnada na prova milionária, onde terão o Fenerbahçe, de José Mourinho, como 'obstáculo' rumo à fase de liga.
Filme do jogo:
O conjunto coordenado por Bruno Lage entrou em campo com o mesmo onze inicial que jogou a primeira mão no sul de França, com o mesmo sistema de dois avançados a ser lançado pelo treinador do Benfica.
A vantagem conquistada na passada quarta-feira antecipava um controlo do resultado por parte dos encarnados, mas não foi isso que aconteceu, já que o clube da Luz entrou frente aos seus adeptos com toda a energia para avolumar o resultado para carimbar o mais rapidamente possível a passagem para o playoff da Liga dos Campeões e gerir o plantel.
O resultado começou a ser construído com um golo do 'todo-o-terreno' Aursnes, que respondeu a uma boa jogada de entendimento culminada pelo extremo norueguês Andreas Schjelderup, que cruzou rasteiro para o camisola oito finalizar para o primeiro da partida e o terceiro na eliminatória, à passagem do minuto 18.
Fredrik 🥶#SLBOGCN • #UCL pic.twitter.com/DucYfJxNNP
— SL Benfica (@SLBenfica) August 12, 2025
Nove minutos depois, a parceria da Noruega voltou a 'atacar, mas os papéis trocaram-se para fazer o 2-0 na noite calorosa no Estádio da Luz, com a fórmula a ser praticamente a mesma, mas do lado contrário, com cruzamento rasteiro do médio para um remate à entrada da área por parte do avançado, fechando o resultado até ao intervalo.
Andreas #SLBOGCN • #UCL pic.twitter.com/o5pM84cTA7
— SL Benfica (@SLBenfica) August 12, 2025
Ainda assim, o jogo poderia ter tido uma trajetória diferente, já que o Nice acabou por enviar uma bola à trave ainda antes do recolher aos balneários, mas acabou por não passar de um susto para o Benfica e para os seus adeptos, que estiveram à altura da ocasião, com um ambiente fervoroso no palco dos encarnados.
Segunda parte começou com susto, mas acabou com festa das águias
No regresso dos balneários, o Nice mostrou as 'garras' ao Benfica e até causou calafrios a Bruno Lage, que viu vários lances de perigo a rondarem a baliza de Trubin, embora todos sem sucesso. Após os instantes iniciais em que os encarnados aparentavam ter adormecido, o treinador setubalense efetuou uma tripla alteração que voltou a dar ímpeto ofensivo e domínio da posse de bola ao conjunto lisboeta, com as entradas de Florentino, Leandro Barreiro e Gianluca Prestianni.
O extremo argentino sofreu uma entrada duríssima de Jonathan Clauss mal entrou em campo, que foi passível de cartão amarelo ao ala direito francês, que poderia ter sido mais grave dada a violência da falta, com o jogador do Nice a pisar o tornozelo de Prestianni com os pitons. Ainda assim, o camisola 25 acabou por ser um dos mais interventivos na partida a partir desse momento, com duas ocasiões de muito perigo a acabarem por não ser bem sucedidas.
O resultado não mais se alterou, pelo que o Benfica venceu, por 2-0, o Nice na segunda mão, completando uma goleada de 4-0 na eliminatória. Desta feita, está no playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões, onde irá encontrar o Fenerbahçe de José Mourinh, Nélson Semedo e Anderson Talisca, que já passaram pelo Estádio da Luz.
O jogo da primeira mão realiza-se em Istambul,no dia 19 ou 20 de agosto, enquanto que as decisões serão novamente no Estádio da Luz dia 26 ou 27 do mesmo mês. Antes desta partida, os encarnados terão de enfrentar o Estrela da Amadora no próximo sábado, dia 16, tendo ainda um embate com o Tondela, em casa, a contar para a I Liga, no dia 24 de agosto.
Equipas iniciais
Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Fredrik Aursnes, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis e Franjo Ivanovic.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Rafael Obrador, Kerem Akturkoglu, Leandro Barreiro, Gianluca Prestianni, Henrique Araújo, Tiago Gouveia, Florentino Luís, Gonçalo Oliveira, João Veloso, Leandro Santos e Diogo Prioste.
Onze do Nice: Yehvann Diouf, Melvin Bard, Kojo Peprah, Juma Bah, Antoine Mendy, Jonathan Clauss, Djibril Coulibaly, Tom Louchet, Badredine Bouanani, Terem Moffi e Isak Jansson.
Suplentes do Nice: Maxime Dupé, Theo Bruyere, Jérémie Boga, Sofiane Diop, Bilal Brahimi, Gabin Bernardeau, hamza Koutoune, Laurenzo Monteiro e Bernard Nguene.
Antevisão
Benfica e Nice entram esta terça-feira em campo para decidir quem vai passar à fase de playoff da Liga dos Campeões na segunda mão da terceira pré-eliminatória da competição.
Os encarnados têm uma vantagem de dois golos da primeira mão no sul de França, ao vencer por 2-0 o conjunto da Riviera francesa, com os tentos a serem apontados por Franjo Ivanovic, que se estreou a titular nessa partida, e por Florentino Luís, que fez um golo de belo efeito, após um remate à entrada da área com muita potência aplicada.
No entanto, não é só im lugar no playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões. Isto porque acresce uma oportunidade de encher os cofres dos clubes, com um valor a rondar os 18 milhões de euros por chegar a esta fase da competição, caso o montante seja semelhante ao da temporada passada.
A estreia em jogos oficiais no Estádio da Luz poderá vir a ser de festa caso o agregado de resultados seja favorável ao Benfica. Bruno Lage já terá Kerem Akturkoglu à sua disposição, depois do extremo turco não ter figurado no jogo em Nice devido a lesão.
Quem também está perto de voltar às escolhas do treinador setubalense é Tomás Araújo, que já treinou integrado com o restante plantel depois de ter estado os últimos meses a recuperar de uma lesão.
Em caso de passagem, o clube da Luz já sabe que irá encontrar o vencedor do Fenerbahçe-Feyenoord, com um reencontro a acontecer qualquer que seja o adversário, uma vez que de um lado há José Mourinho e do outro há Casper Tengstedt (e Anis Hadj Moussa, que foi alvo das águias neste mercado de transferências, mas acabou por renovar contrato com o clube dos Países Baixos).
O histórico de confrontos entre os dois clubes não é muito extenso, com apenas um jogo amigável e o resultado da primeira mão a marcarem os duelos entre ambos na sua história. Nas duas ocasiões, o Benfica acabou por vencer confortavelmaente, com um 3-0 em 2022/23 e 2-0 mais recentemente.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental), com arbitragem liderada pelo árbitro italiano Marco Guida, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-Nice: Hora de confirmar a passagem ao playoff da Champions
Leia Também: Benfica na 3.ª pré-eliminatória da Champions? O que sucedeu no passado
Leia Também: Ivanovic e mais 10? O onze provável do Benfica frente ao Nice na Luz