PSG e Tottenham arrancam, esta quarta-feira, as respetivas novas temporadas com a possibilidade real da conquista de um título: a Supertaça Europeia. Em Udine, Itália, os franceses, que venceram a Liga dos Campeões, vão medir forças com os ingleses, que conquistaram a Liga Europa, sabendo que em jogo está também um prémio financeiro bastante... tentador.
Segundo explica a BBC, a UEFA vai pagar cerca de cinco milhões de euros ao grande vencedor da noite, ao passo que o clube derrotado também não ficará de 'mãos a abanar', uma vez que levará para casa pouco menos de quatro milhões de euros.
Assim sendo, tanto PSG como Tottenham têm a garantia de lucro no dia em que se discute o primeiro título europeu de 2025/26.
Não haverá, por isso, melhor forma de arrancar a nova temporada, sendo de salientar que o PSG arrecadou, na época transata, quase 200 milhões de euros apenas em prémios relativos ao rendimento desportivo da equipa na Liga dos Campeões.
O Tottenham ficou longe de chegar a tais valores - até porque os prémios da Liga Europa são bem mais reduzidos -, mas a conquista da Liga Europa, que valeu o acesso direto na nova edição da Champions, acabou por salvar uma época desastrosa a nível interno.
Sotaque português em Udine
Presentes neste duelo vão estar cinco portugueses, sendo que um deles terá, no entanto, de assistir à partida a partir das bancadas daquela que é a casa da Udinese. Vitinha e Nuno Mendes até devem ser titulares no campeão francês, ao passo que Gonçalo Ramos deverá começar o jogo no banco de suplentes. Por seu turno, João Neves está castigado, ainda por conta do Mundial de Clubes, - aquando a expulsão frente ao Chelsea na final, por puxar o cabelo a Marc Cucurella - e está fora das contas do treinador espanhol Luis Enrique.
Do lado inglês também há sotaque português com João Palhinha a espreitar a estreia em jogos oficiais pelo Tottenham. O internacional luso é um dos reforços de 'peso' dos spurs, depois de ter sido emprestado pelo Bayern Munique nesta janela de transferências de verão.
No entanto, a presença lusa em solo italiano não se resume a estes cinco internacionais portugueses. Também a equipa de arbitragem será quase 100% portuguesa e liderada por João Pinheiro.
Bruno Jesus e Luciano Maia são os árbitro auxiliares de Pinheiro, ao passo que Tiago Martins será quarto árbitro. Por seu turno, o azeri Elchin Masiyev será o videoárbitro (VAR), auxiliado por Fábio Melo e pelo neerlandês Pol van Boekel.
Mudança na baliza do PSG
No meio da preparação para a Supertaça Europeia, o PSG vive um verdadeiro 'sismo' interno por conta da decisão drástica de Luis Enrique envolve Gianluigi Donnarumma. O guardião italiano era dono e senhor da baliza francesa, mas foi afastado do grupo por mera decisão técnica do espanhol e a baliza contará com uma alteração certa.
Onzes prováveis em Udine
PSG: Matvey Safonov, Achraf Hakimi, Marquinhos, Willian Pacho, Nuno Mendes, Vitinha, Fabián Ruiz, Warren Zaïre-Emery, Désiré Doué, hvicha Kvaratskhelia e Ousmane Dembélé
Tottenham: Guglielmo Vicario, Djed Spence, Vicky van de Ven, Cristián Romero, Pedro Porro, João Palhinha, Rodrigo Bentancur, Mathys Tel, Pape Sarr, Mohammed Kudus e Richarlison
O apito inicial da partida entre PSG e Tottenham está agendado para as 20h00 desta quarta-feira.
Leia Também: 'Despachado' por Luis Enrique, Donnarumma já tem acordo com Guardiola