Renascimento aos olhos de todos. Pepê ganha 'segunda vida' no FC Porto

Internacional brasileiro recuperou nível de outrora e tem sido aposta de Francesco Farioli, neste arranque da nova temporada, apontando dois golos em outros tantos jogos. Desentendimento com Vítor Bruno e baixo rendimento com Anselmi já fazem parte do passado.

FC Porto's Brazilian forward #11 Pepe celebrates scoring his team's first goal during the Portuguese League football match between Gil Vicente FC and FC Porto at the Cidade de Barcelos stadium in Barcelos, Portugal on August 18, 2025. (Photo by MIGUEL RIO

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
20/08/2025 06:53 ‧ há 6 horas por Francisco Amaral Santos

Desporto

FC Porto

Novo treinador, nova vida para Pepê. O internacional brasileiro havia sido um dos rostos da época desastrosa do FC Porto em 2024/25, mas a chegada de Francesco Farioli ao comando técnico mudou radicalmente as coisas, no Estádio do Dragão. Apontado à saída e longe de estar a agradar aos adeptos, Pepê conseguiu dar a volta por cima, convencendo o treinador italiano a dar-lhe um lugar no onze no arranque da nova época e correspondendo da maneira mais eficaz no mundo do futebol: com golos. 

 

Nos primeiros dois jogos do FC Porto, em 2025/26, Pepê revelou-se decisivo, apontando o golo que abriu caminho ao triunfo caseiro diante do Vitória SC e confirmando a vitória fora de portas, na visita ao Gil Vicente, na noite de segunda-feira. 

Para lá dos golos, Pepê recuperou a dinâmica de outrora e mostrou-se altamente útil no plano de jogo que Farioli trouxe para o FC Porto. O ex-Grêmio assinou, assim, duas exibições assinaláveis no início de um novo ciclo no Estádio do Dragão e já fez esquecer as polémicas do passado.

Nota, ainda, para o simples facto de estar, agora, a apenas um golo de igualar o registo da temporada transata. De resto, o semblante de Pepê também mudou, e a forma como surgiu na 'flash interview', após o jogo em Barcelos, não deixa grandes dúvidas. 

"Estou muito feliz pelo momento que estou a viver e pelo companheirismo de todos os meus colegas, que me têm ajudado. Isso é muito importante para mim ,depois da época passada, que foi difícil e em que não fiz o melhor que podia. Tinha de voltar a ser o Pepê que sempre fui. Fico muito feliz por estar a ajudar a equipa", vincou. 

 
 

Intocável para Sérgio Conceição 

Ponto prévio. Os problemas de Pepê no FC Porto começaram após a saída de Sérgio Conceição. O internacional brasileiro era visto pelo então treinador como peça-chave e foi usado em diversas posições, sendo recorrentes os elogios públicos de Conceição, na hora de comentar o rendimento de Pepê. 

"O Pepê tem uma qualidade... Eu já falei nela. Não gosto de individualizar, como vocês sabem, mas ele merece. Como treinador, é dos jogadores que apanhei com mais qualidade, sinceramente", afirmava Sérgio Conceição, em novembro de 2022, com quem Pepê foi a jogo em 139 ocasiões. 

Litígio com Vítor Bruno 

Apesar de conhecer Vítor Bruno, por ser treinador adjunto de Conceição, Pepê acabou por protagonizar uma relação atribulada no momento da passagem do antigo auxiliar para técnico principal, com uma troca de farpas... pública. 

No arranque de 2025, e numa altura em que as coisas já não estavam a correr bem no FC Porto, Vítor Bruno justificou a ausência de Pepê e motivou uma reação enérgica do jogador de 28 anos. 

"O Pepê não está aqui por vontade dele. Quando um jogador se auto-exclui de participar nos jogos, o treinador tem pouco a fazer. Há muitos que querem, outros não querem tanto. Quem quer, veio, lutou, entregou-se de alma. Isto é para quem quer", afirmou Vítor Bruno, na sequência de uma derrota por 1-3 precisamente em Barcelos, diante do Gil Vicente. 

"Diz o 'cara' que me exclui do treino por fazer golo na mini baliza com força, que me mandou treinar a semana toda sozinho em volta do campo, sempre fui honesto e sabia que não estava a passar por um momento bom e que precisava de melhorar, mas nunca deixei de ser profissional e desrespeitar alguém ou o clube, como alguns dizem", defendeu-se Pepê, numa longa mensagem nas redes sociais, que acabaria por eliminar minutos mais tarde. 

"E é sujo da parte de alguns, falar que eu não estava a ver o jogo, sendo que assisti do começo ao fim com minha família e meus amigos. Dizem que eu estava a jogar? Da mesma forma que eu estou no Dragão, e essa mesma conta está a jogar... ou também trouxe o meu portátil para cá? É mais fácil julgar do que ir atrás da verdade", acrescentou, numa alusão ao facto de ser acusado de passar muitas horas a jogar no computador.

André Villas-Boas teve de intervir no caso, mas o despedimento de Vítor Bruno acabaria por manter Pepê no plantel, que passou a estar às ordens de Martín Anselmi. No entanto, nem a chegada do argentino trouxe de volta o melhor Pepê, que chegou a estar sem marcar qualquer golo durante sete meses. De novembro até ao último jogo do FC Porto no Mundial de Clubes, em junho, o polivalente brasileiro ficou sem festejar de dragão ao peito. 

Arrependimento confesso 

Apesar de ter entrado em rota de colisão com Vítor Bruno, Pepê reconheceu, meses mais tarde, que também errou, revelando-se "arrependido" pela forma como se incompatibilizou com o treinador que já conhecia há quatro anos. 

"Vítor Bruno, com quem trabalhei quatro épocas, é uma pessoa que sempre me procurou ajudar, sempre me ajudou muito dentro de campo a melhorar isto e aquilo. É uma pessoa por quem sempre tive um carinho enorme e, infelizmente, a gente sabe que no futebol acontecem muitas coisas assim. Queremos ganhar e, quando não acontecem, infelizmente surgem situações assim", explicou Pepê, em entrevista à Sport TV, emitida no inicio deste mês de agosto, prosseguindo. 

"Estou muito arrependido. Hoje, com a cabeça fria e tranquila, nunca faria algo do género, sei que é algo que não se deve fazer. Sou um jogador profissional e não posso expor daquela maneira o meu clube e o mister", lamentou o internacional brasileiro de 28 anos. 

Ancelotti à espreita? 

O bom momento de Pepê pode valer, de resto, o regresso à seleção do Brasil. Sem Vinícius Júnior nos pré-convocados, Carlo Ancelotti procura alternativas e pode olhar para o jogador do FC Porto que já representou a canarinha por duas ocasiões, pela mão de Fernando Diniz e Dorival Júnior, em 2023 e 2024, respetivamente. 

Caso se confirme o regresso à elite brasileira - segunda-feira Ancelotti anuncia os convocados -, Pepê verá ser consumada a mudança de 180 graus na sua carreira. Não há muito tempo, o jogador natural de Foz do Iguaçu era visto como elemento pouco popular entre os adeptos do FC Porto, sendo que nesta altura vai somando elogios no tribunal do Dragão. 

Curiosamente, a presença em Barcelos, onde havia iniciado o conflito total com Vítor Bruno foi palco de nova prova de redenção para Pepê. 

Leia Também: Froholdt brilha no 'jogo do galo' e FC Porto cola-se ao Sporting no topo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Mercado

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

MotoGP

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas