O FC Porto estará, neste momento, na linha da frente do 'assédio' a Jakub Kiwior, jogador de 25 anos de idade que tem contrato válido com o Arsenal até junho de 2028, de acordo com informações adiantadas, esta terça-feira, pelo jornal britânico The Standard.
Uma notícia que surge já depois de a imprensa polaca ter dado conta de uma alegada 'nega' dos gunners aos dragões, que terão feito chegar ao Emirates Stadium uma proposta concreta que contemplava um pagamento de sete milhões de euros pelo empréstimo do defesa-central, assim como uma cláusula de compra obrigatória no valor de 20 milhões de euros.
A mesma publicação acrescenta que o atleta natural de Tychy veria com bons olhos a possibilidade de 'mudar de ares', uma vez que, dois anos e meio depois de ter sido adquirido ao Spezia, a troco de quase 20 milhões de euros, continua sem conseguir 'pegar de estaca', como comprova o facto de ter sido utilizado em apenas 30 jogos, quer em 2023/24, quer em 2024/25.
Mikel Arteta, por seu lado, gostaria de continuar a contar com ele, dada a profundidade que oferece ao plantel dos gunners (consegue atuar, não apenas como defesa-central, como também como lateral-esquerdo e até como médio-defensivo), mas não fechar a porta a uma eventual saída, mediante uma "proposta demasiado boa para ser recusada".
A mesma publicação acrescenta que, além dos dragões, também o AC Milan terá demonstrado interesse na compra de Jakub Kiwior, tendo-o já observado, 'in loco', por diversas vezes, ao longo das últimas épocas, pelo que não está descartada a possibilidade de vir a avançar com uma investida, dentro em breve.
O 'braço direito' de... Jan Bednarek
O interesse do FC Porto em Jakub Kiwior surge na sequência da autêntica 'revolução' que a direção liderada por André Villas-Boas tem vindo a levar a cabo, no plantel atualmente às ordens do treinador italiano Francesco Farioli, especialmente, no que ao centro da defesa diz respeito.
Só este verão, deixaram o Dragão Iván Marcano (que terminou contrato e optou por colocar um ponto final na carreira, aos 38 anos de idade), Otávio Ataíde (vendido ao Paris FC, por 12 milhões de euros) e Tiago Djaló ('devolvido' à Juventus, depois da polémica em que se viu envolvido, na reta final da passada temporada).
Em sentido inverso, foram recrutados Dominik Prpic (ao Hajduk Split, por 4,5 milhões de euros) Nehuén Pérez (à Udinese, por 13,3 milhões de euros) e Jan Bednarek (ao Southampton, por 7,5 milhões de euros). E será, precisamente, a ligação que Jakub Kiwior mantém com este último que pode revelar-se determinante.
Jakub Kiwior e Jan Bednarek formam, neste momento, a dupla titular do centro da defesa da principal seleção polaca, onde já foram utilizados, em conjunto, por um total de 27 ocasiões, a última das quais, no passado dia 10 de junho, aquando da derrota sofrida na quarta jornada da fase de grupos da Liga das Nações, perante a Finlândia, por 2-1.
Na altura, Jakub Kiwior chegou mesmo a marcar um golo, que se revelou, ainda assim, insuficiente para evitar o desaire, no Estádio Olímpico de Helsínquia.
Leia Também: Farioli admite mais reforços no FC Porto: "Estamos abertos..."