O Benfica joga, na noite desta quarta-feira, em casa do Fenerbahçe, em jogo a contar para a primeira mão do playoff de acesso à fase de liga única da Liga dos Campeões. Esta é a última etapa das duas equipas antes do acesso aos milhões da competição.
A partida desta noite poderá ter um peso muito significativo no desenrolar da eliminatória, numa altura em que o técnico Bruno Lage ainda não parece ter convencido os adeptos e em que o presidente Rui Costa tem eleições à vista em outubro. Se houve um afastamento dos turcos, a passagem à fase de liga pode trazer a estabilidade necessária depois de um verão marcado por um investimento elevado. Por seu turno, a eventual queda para a Liga Europa, vai deixar o universo benfiquista, já bastante divido, a 'ferro e fogo'.
Historicamente, o Benfica tem confrontos positivos contra o Fenerbahçe, uma vez que eliminou sempre os turcos em eliminatórias europeias, a última precisamente no acesso à Champions, em 2018/19, com Rui Vitória. No entanto, do outro lado está um obstáculo que se chama José Mourinho. A equipa da Luz apenas uma vez superou o mais titulado treinador português, ainda quando este estava no FC Porto.
Bruno Lage tem quase todo o plantel à disposição, tirando os lesionados Bruma, Bah e Manu Silva, e vem de uma exibição cinzenta na Reboleira contra o Estrela da Amadora, que marcou uma entrada vitoriosa na I Liga (0-1). Já o Fenerbahça fez ainda pior e cedeu um nulo no arranque do campeonato turco, no reduto do Goztepe, mas mostrou na terceira pré-eliminatória, frente ao Feyenoord, que pode causar danos, sobretudo nos jogos em casa.
O Fenerbahçe-Benfica, da primeira mão do playoff da Champions está agendado para as 22h00 locais (20h00 hora de Portugal Continental) no Sukru Saracoglu Spor Kompleksi, em Istambul, e contará com arbitragem do alemão Daniel Siebert.
Treinadores em discurso direto
José Mourinho:
Adversário superior: "Por uma questão de princípio, recuso-me dizer que o Benfica é favorito, mas é só uma questão de princípio, porque, obviamente, reconheço a capacidade, a qualidade, a experiência, o segundo jogo em casa... Há uma série de fatores que colocam o Benfica num patamar superior ao nosso. Mas, por uma questão de princípio e de respeito próprio, recuso-me a dizer que não temos as nossas possibilidades de passar. Vamos jogar tudo, nestes dois jogos, para tentar passar à próxima fase."
Eliminatória anterior: "Quando eliminámos o Feyenoord, eu disse que o Benfica não estava contente por jogar contra o Fenerbahçe, mas, se calhar, errei. Se calhar, eles pensam que o Feyenoord é melhor do que nós e estão contentes de jogar contra nós. Se calhar, o Benfica pensa que nós somos o Benfica e nos dá igual jogar contra o Fenerbahçe ou o Feyenoord. Eu, enquanto treinador do Fenerbahçe, preferia jogar contra o Nice do que contra o Benfica, porque o Benfica é muito mais forte do que o Nice."
Apoio dos adeptos: "Não penso que possam influenciar o Benfica negativamente, de todo, porque são jogadores com experiência, habituados a jogar em ambientes difíceis. Não acho que possam influenciar negativamente o Benfica, mas tenho a certeza de que podem influenciar os jogadores do Fenerbahçe."
Bruno Lage:
Elogios a Mourinho: "Considero-o o melhor treinador de Setúbal e de muitos arredores. Isso é que é interessante para o jogo de amanhã. Sermos da mesma cidade. Aquilo que importa neste momento referir é que não é o jogo do Bruno contra o José Mourinho, é sim o jogo do Benfica contra o Fenerbahçe. E, eventualmente, quer do lado dele quer do nosso, se calhar poderíamos pensar num encontro numa fase mais adiantada da competição do que neste momento. Independentemente do respeito e admiração que tenho por ele, amanhã o que está na minha mentalidade é fazer o melhor da minha competência para ajudar o Benfica a fazer um bom resultado e a levar a eliminatória para a Luz, garantindo o acesso à Champions."
Ambiente na Turquia: "Quase me apetece fazer uma pergunta... Tem ido assistir aos jogos do Benfica no Estádio da Luz para a Liga dos Campeões? Vai ser um inferno semelhante. Estamos habituados e preparados para isso."
Akturkoglu vai ficar ou está a caminho do Fenerbahçe? "Eu sou treinador de futebol, vocês sabem que há uma proposta. Até final do mercado quer o Akturkoglu, quer outro jogador qualquer, pode receber propostas. Vamos viver o momento com a consciência de fazer o plantel que desejamos. O nosso foco e o do Akturkoglu é ajudar o Benfica no jogo de amanhã, não tenham dúvidas nisso."
Últimos resultados
Fenerbahçe: D-V-E
Benfica: V-V-V-V
Últimos onzes
Fenerbahçe: Irfancan Egribayat, Milan Skriniar, Yusuf Akcicek, Jayden Oosterwolde, Sofyan Amrabat, Nélson Semedo, Sebastian Szymanski, Fred, Archie Brown, Jhon Durán, Youssef En-Nesyri.
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis, Franjo Ivanovic.
Ausências
Fenerbahçe: Mert Yandas, Rodrigo Becão e Mert Muldur (lesionados).
Benfica: Manu Silva, Bruma e Bah (lesionados).
Leia Também: "Estavas a levar seca?". Mourinho surpreendido ao ver Nélson Semedo