Benfica e Fenerbahçe terão retomado, esta segunda-feira, as negociações tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Kerem Akturkoglu, depois uma súbita quebra no diálogo ter chegado a fazer temer que esta operação caísse, definitivamente, por terra.
De acordo com informações adiantadas, esta segunda-feira, pelo jornalista turco Yagız Sabuncuoglu, a direção liderada por Rui Costa estará a "pressionar" no sentido de concretizar o acordo que chegou a estar 'apalavrado', que contemplava um vertente fixa, no valor de 22,5 milhões de euros, e uma variável, de 2,5 milhões de euros.
A equipa orientada pelo treinador português José Mourinho, por seu lado, vai procurando reduzir esta verba, uma vez que, quando a colocou em cima da mesa, contava poder utilizar o avançado já no encontro perante... os encarnados, relativo à primeira mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões, que está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quarta-feira.
Algo que deixou de ser possível, do ponto de vista regulamentar, uma vez que o internacional turco foi lançado, por Bruno Lage, para o lugar de Fredrik Aursnes, na passada terça-feira, quando restavam apenas seis minutos para os 90, no triunfo conquistado sobre o Nice, no Estádio da Luz, por 2-0, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da prova milionária.
Este volte-face levou o Fenerbahçe a voltar atrás e a apresentar uma nova oferta, desta feita, na ordem dos 18 milhões de euros, podendo esta ascender, no máximo, aos 20,5 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos de natureza individual e coletiva.
İlk teklif 22.5+2.5 idi. Onu kabul etmişlerdi. O rakama bitmesi için Rui Costa bastırıyor. Fenerbahçe biraz da olsa aşağı esneyelim diyor. Başkanlar görüşüyor şu an yazılı olarak az evvel yazdığım gibi. Daha rakam netleşmedi. 'Tamam' desinler yazacağım.
— Yağız Sabuncuoğlu (@yagosabuncuoglu) August 18, 2025
Besiktas está 'à espreita'
Este desenvolvimento surge, precisamente, no mesmo dia em que o presidente do Besiktas, Serdal Adali, concedeu uma entrevista ao jornal turco Fotomaç, na qual assumiu a possibilidade de vir a avançar para a aquisição de Kerem Akturkoglu.
"Nós queremos o Kerem no nosso plantel, para a nossa amizade com o Fenerbahçe é importante. Se o Fenerbahçe desistir completamente desta transferência, nós iremos tentar", afirmou, na sequência de um defeso onde já consumou duas transferências junto do Benfica.
A primeira foi David Jurásek, jogador adquirido pelos encarnados ao Slavia Praga, há, sensivelmente, dois anos, mas que não foi capaz de convencer a estrutura do futebol, pelo que partiu para a Turquia, a título de empréstimo, depois de uma primeira cedência ao Hoffenheim, no último ano e meio.
Menos de um mês depois, foi a vez de Orkun Kokçu ter percorrido este trajeto, depois de ter entrado em 'rota de colisão', no Campeonato do Mundo de Clubes. Um entendimento, também ele, de empréstimo, mas que contempla uma cláusula de compra obrigatória fixada em 25 milhões de euros, assim como bónus no valor de cinco milhões de euros, mediante o rendimento desportivo do médio ex-Feyenoord.
Leia Também: Besiktas entra em cena por Akturkoglu: "Se o Fenerbahçe desistir..."