O FC Porto terá sido o mais recente clube a demonstrar interesse na aquisição de Tyrell Malacia, jogador que não entra nas contas do treinador português Ruben Amorim para a temporada de 2025/26, de tal maneira que foi colocado a treinar à margem do plantel principal do Manchester United, desde o arranque da pré-época.
A notícia é adiantada, este domingo, pelo jornal neerlandês Voetbal International, que assegura que os dragões já terão aberto uma via de diálogo tendo em vista a contratação do lateral-esquerdo, que também estará referenciado por uma série de outros clubes, entre eles, AS Roma e Besiktas.
Da Arábia Saudita, não faltou quem também tentasse 'resgatar' o jogador de 26 anos de idade, fazendo-lhe chegar às mãos uma proposta multimilionária de contrato, no final do passo mês de julho. No entanto, as negociações acabaram por cair por terra, visto que o próprio não demonstrou interesse em seguir viagem rumo ao Médio Oriente.
'Perseguido' por lesões
Natural de Roterdão, Tyrell Malacia deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do Feyenoord, clube pelo qual deu nas vistas, ao ponto de o Manchester United não ter hesitado a pagar uma verba na ordem dos 15 milhões de euros para o recrutar.
Na altura, o internacional neerlandês assinou um contrato válido até junho do próximo ano de 2026, com um vencimento próximo dos sete milhões de euros líquidos por temporada, mas a verdade é que este elevado investimento acabou por não ter retorno desportivo.
Na primeira época ao serviço dos red devils, o lateral-esquerdo foi chamado a participar em 39 jogos oficiais, sem que tivesse somado qualquer golo ou assistência. Foi então que, quando se preparava para iniciar a segunda, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, que o manteve arredado dos relvados durante cerca de ano e meio.
Ruben Amorim procurou reintegrá-lo no plantel principal, mas, apenas oito jogos depois, este acabou por ser emprestado ao PSV (onde teve como adversário, precisamente, Francesco Farioli, agora treinador do FC Porto), mas também não conseguiu colocar em prática o potencial que lhe é reconhecido, pelo que, ao cabo de 12 encontros, foi 'devolvido' a Old Trafford.
Problemas à esquerda
As notícias a propósito do alegado interesse do FC Porto na aquisição de Tyrell Malacia surgem, de resto, num momento em que Francesco Farioli se vê em mãos com uma autêntica 'dor de cabeça' para compor o lado esquerdo da defesa, fruto dos problemas físicos que o têm vindo a afetar.
Francisco Moura e Martim Fernandes continuam a recuperar de lesões nos ligamentos do joelho esquerdo, pelo que, ao que tudo indica, irão falhar, pelo menos, o jogo com o Gil Vicente, no Estádio Cidade de Barcelos, que tem apito inicial agendado para as 20h15 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira.
Significa isto que, salvo surpresa em contrário, a aposta do treinador italiano irá recair sobre Zaidu Sanusi, à imagem do que aconteceu na passada segunda-feira, quando foi lançado para fazer face à lesão contraída por Martim Fernandes, no arranque do segundo tempo do categórico triunfo conquistado na receção ao Vitória SC, por 3-0.
Leia Também: Farioli segura Rodrigo Mora no FC Porto: "Precisa de calma, não de ruído"