O Sporting já gastou quase 50 milhões de euros, no presente mercado de transferências de verão, nas aquisições de Luis Suárez (ao Almería), Georgios Vagiannidis (ao Panathinaikos), Giorgi Kochorashvili (ao Levante), Rui Silva (ao Real Betis), Alisson Santos (ao Vitória), Ricardo Mangas (ao Spartak Moscovo) e João Virgínia (ao Everton), mas não pretende ficar por aqui.
Agora, a direção liderada por Frederico Varandas centra todas as atenções no reforço das alas do ataque. O alvo predileto está, de resto, plenamente identificado. Dá pelo nome de Yeremay Hernández, e foi, de longe, um dos jogadores que mais deu que falar, na imprensa desportiva nacional, ao longo dos últimos dias.
Os bicampeões nacionais em título já terão mesmo feito chegar ao Deportivo da Coruña uma proposta concreta, no valor de 27 milhões de euros, que poderia ascender aos 30 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos. Valor esse que o tornaria no mais caro reforço da história do clube de Alvalade... mas que foi prontamente rejeitado.
Será, efetivamente, o 'menino bonito' do emblema blanquiazule uma opção realista para o conjunto verde e branco, após uma temporada na qual deu nas vistas, no segundo escalão do futebol espanhol, com 15 golos e cinco assistências ao cabo de 39 jogos oficiais? Ou as (inéditas) verbas de que se fala serão demasiado para suportar? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste boato.
Por que pode acontecer?
O segundo escalão do futebol espanhol é um campeonato particularmente atrativo para o Sporting, como ficou à vista, ainda recentemente, com as aquisições de Luis Suárez ao Almería (a troco de 22 milhões de euros) e de Georgi Kochorashvili ao Levante (a troco de 5,5 milhões de euros).
Aos 22 anos de idade, Yeremay Hernández é tido como uma das grandes promessas do país vizinho e a verdade é que, em Alvalade, teria todas as condições para 'explodir', dada, quer a apetência dos leões pelo desenvolvimento de jovens valores, quer a escassez de opções que existem para os terrenos que ocupa.
A estrutura verde e branca tem 'folga' financeira para levar a cabo uma 'pequena loucura', visto que já faturou mais de 100 milhões de euros com as vendas de jogadores como Viktor Gyokeres, Geovany Quenda (que permanecerá em Lisboa por mais um ano, por empréstimo do Chelsea) ou Dário Essugo. Isto, sem esquecer que irá disputar a Liga dos Campeões, um trunfo potencialmente decisivo.
Por que pode não acontecer?
O 'músculo financeiro' do Sporting pode ser mais forte do que nunca, mas dificilmente será suficiente para fazer face às exigências iniciais do Deportivo da Coruña, que, de acordo com as mais recentes informações oriundas de Espanha, estará a avaliar o passe de Yeremay Hernández num valor próximo dos... 70 milhões de euros.
O histórico clube espanhol deposita grandes esperanças no potencial do extremo, numa altura em que procura regressar à elite, motivo pelo qual, ainda recentemente, recusou uma proposta concreta por parte do Como 1907, que rondaria o patamar dos 30 milhões de euros.
Finalmente, há que ter em conta a fidelidade da jovem promessa ao atual clube, pelo qual, há cerca de dois meses, renovou contrato, até 2030, na sequência de um entendimento que contempla, ainda, uma cláusula que permitirá prolongá-lo por mais três temporadas se ambas as partes assim o entenderem.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.
Leia Também: O rumor da semana: Será Antony o criativo de que o Benfica precisa?