Após uma feliz estreia na presente edição da I Liga, o FC Porto prepara-se, agora, para visitar o reduto do Gil Vicente, em Barcelos, esta segunda-feira, tratando-se de uma deslocação que não traz, propriamente, boas memórias, em função do passado recente.
O emblema azul e branco foi derrotado pelos gilistas (3-1), na época passada, resultando até na demissão de Vítor Buno, face à forte contestação que se fez sentir no Minho e na cidade Invicta. Antes disso, na temporada anterior, às ordens de Sérgio Conceição, o FC Porto não havia conseguido melhor do que um empate (1-1), altamente penalizador na corrida pelo primeiro de dois títulos consecutivos que viria a ser conquistado pelo rival Sporting.
Francesco Farioli está, desde já, 'avisado' para as dificuldades que se poderão fazer sentir no estádio do Gil Vicente, onde terá pela frente um duplo 'galo' para curar, de forma a fugir aos mais recentes registo dos seus antecessores - dos quais se exclui Martín Anselmi, que acabou por não defrontar o referido adversário.
Vítor Bruno foi despedido poucas horas após o último jogo entre ambas as equipas, realizado no passado dia 19 de janeiro.© Getty Images
E o que nos diz a história?
FC Porto e Gil Vicente já se defrontaram por 57 ocasiões, sendo que os dragões saíram a sorrir em 44, para além do registo de seis empates e sete derrotas. Contas feitas, o clube da cidade Invicta venceu 77% dos jogos que fez diante do emblema minhoto.
Se nos cingirmos apenas aos jogos disputados em Barcelos (28), o FC Porto garantiu 17 vitórias e o Gil Vicente ganhou seis duelos. As outras cinco partidas deram em empate. Quer isto dizer que os dragões até contam com um histórico amplamente favorável nas deslocações ao reduto do Gil Vicente, mas a verdade é que as últimas duas visitas foram tudo menos sorridentes para o universo azul e branco.
Farioli aventura-se fora do Dragão e do Olival
Ao fim de mais de um mês no comando técnico do FC Porto, Francesco Farioli prepara-se para realizar a sua primeira partida longe de 'casa', uma vez que os jogos de pré-época e o primeiro duelo da nova temporada (no triunfo frente ao Vitória SC, por 3-0) realizaram-se todos entre o Olival e o Estádio do Dragão, sem qualquer jogo disputado em Aigen im Ennstal, na Áustria, num curto estágio de pré-temporada.
Francesco Farioli leva seis vitórias em seis jogos desde que trocou o Ajax pelo FC Porto.© Getty Images
O registo, esse, é 100% vitorioso. O treinador italiano começou por guiar o FC Porto a uma goleada diante do Trofense (4-0), seguindo-se uma vitória frente ao Feirense (2-1), ambas no Olival. Só depois veio a 'epopeia' no Dragão, com triunfos diante de Twente (2-1), Famalicão (3-0) e Atlético de Madrid (1-0), em termos não oficiais, até ao mais recente sorriso alcançado frente ao clube de Guimarães, no arranque da temporada 2025/26.
Após meia dúzia de jogos caseiros, chegou a vez de Francesco Farioli testar as suas capacidades no FC Porto fora de portas, já esta segunda-feira, em Barcelos, num encontro diante do Gil Vicente que terá início a partir das 20h15 (horário de Portugal Continental).
Leia Também: AVB com 'dores de cabeça' no FC Porto. Excedentários são para 'despachar'