Nas distritais, Boavista pretende continuar a jogar no Estádio do Bessa

O Boavista mostrou-se hoje empenhado em continuar a jogar no Estádio do Bessa, cuja utilização está impedida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a três semanas e meia do arranque da competição.

PORTO, PORTUGAL - NOVEMBER 02: General view prior to the Liga NOS match between Boavista FC and SL Benfica at Estadio do Bessa Seculo XXI on November 02, 2020 in Porto, Portugal. Football Stadiums around Europe remain empty due to the Coronavirus Pandemic

© Getty Images

Lusa
20/08/2025 18:22 ‧ há 4 horas por Lusa

Desporto

Distritais

"O lugar do Boavista é no Bessa, e é por lá que o futuro passará. Não queremos ter de deslocar a equipa, mas, se tal tiver de acontecer, tudo faremos para que o mais breve possível estejamos de volta à nossa casa", observou o presidente do clube 'axadrezado', Rui Garrido Pereira, numa declaração enviada à agência Lusa.

 

Integrado na Série 5 do quarto e último escalão distrital da Associação de Futebol (AF) do Porto, o Boavista iniciou os trabalhos de pré-época na sexta-feira, sob orientação do treinador Luís Merêncio, no complexo contíguo ao Estádio do Bessa, no Porto.

Os 'axadrezados' estreiam-se em 14 de setembro, com a visita ao Ventura, no Complexo Municipal de Leça da Palmeira, uma semana antes de, no dia 21 do mesmo mês, receberem o Águias de Gaia, estando em conversações com vários organismos para poderem realizar o seu primeiro encontro na condição de anfitriões no Estádio do Bessa.

"Em 122 anos de história, nunca tantos problemas afetaram o Boavista ao mesmo tempo. No entanto, estamos a executar um plano que, acreditamos, nos permitirá encontrar soluções para a recuperação financeira, o ressurgimento desportivo e, muito importante, a obtenção de novas fontes de receita. Aos poucos, confiamos que os problemas serão resolvidos e que o Boavista - mais cedo do que tarde - jogará no seu estádio, perante os seus adeptos e com a identidade de sempre, mas com um fôlego renovado", acrescentou.

O Boavista indicou como recinto alternativo à AF Porto o Parque Desportivo de Ramalde, localizado a cerca de 2,5 quilómetros do Bessa e palco dos jogos caseiros do Panteras Negras Footballers Club, que foi criado por adeptos 'axadrezados' contestatários da atual direção e está integrado na mesma divisão e série do que o clube de Rui Garrido Pereira.

Em 07 de setembro, vão começar os restantes três escalões da AF Porto, sendo que o principal contempla a Boavista SAD, que, após ter ficado de fora dos campeonatos nacionais, também indicou como recinto para jogar em casa o Estádio do Bessa, gerido pelo emblema 'axadrezado', detentor de 10% do capital social daquela sociedade.

O Parque Desportivo de Ramalde é o palco alternativo da SAD liderada pelo senegalês Fary Faye, que está impedida pela FIFA de inscrever novos atletas, devido a dívidas, mas espera desbloquear essas restrições em tempo útil antes da receção inaugural ao Foz.

A Boavista SAD deveria disputar a II Liga na temporada 2025/26, mas não conseguiu inscrever-se nas provas organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e, mais tarde, também viu negado o licenciamento para participar na Liga 3, tutelada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A ausência de pressupostos financeiros sustentou esse desfecho, que levou o clube liderado por Rui Garrido Pereira a criar uma equipa sénior independente da SAD, numa altura em que as duas entidades enfrentam processos de insolvência, antes do aparecimento do Panteras Negras Footballers Club, cuja designação faz referência à claque e ao nome original do Boavista.

Despromovido à II Liga em maio, após fechar a edição 2024/25 da I Liga no 18.º e último lugar, com 24 pontos, o Boavista concluiu um trajeto de 11 épocas consecutivas no escalão principal, sendo um dos cinco campeões nacionais da história, face ao título vencido em 2000/01.

Leia Também: Panteras Negras FC inscrito na quarta divisão distrital da AF Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Georgina Rodriguez

As imagens (muito sensuais) de Georgina Rodríguez após noivado

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

MotoGP

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas