Nova derrota de Luís Pinto no campeonato. Depois do triunfo diante do Estoril Praia na última jornada da I Liga, o Vitória SC voltou às derrotas e perdeu, este sábado, no dérbi minhoto em casa do Moreirense (2-0). Um jogo resolvido no arranque da segunda parte.
Numa partida disputada no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, o Vitória SC criou várias oportunidades no decorrer da primeira parte, mas nunca conseguiu chegar ao golo. Destaque para um remate de Nélson Oliveira no primeiro minuto que obrigou Caio Secco a uma grande defesa. Logo depois, ao minuto 10, o conjunto visitante pediu grande penalidade por carga de Caio Secco sobre Tomás Handel. O árbitro João Pinheiro assim não entendeu e mandou seguir o jogo.
O Moreirense respondeu muito timidamente às iniciativas dos vitorianos e nunca chegou a incomodar, verdadeiramente, Charles... até ao arranque da segunda parte. A reentrada dos cónegos no dérbi foi fulminante e acabou com dois golos para os eleitos de Vasco Botelho da Costa no espaço de apenas um minuto.
A formação da casa fez entrar ao intervalo Afonso Assis, filho do antigo jogador do Vitória SC Nuno Assis, e esta mexida acabou por ser fundamental no desfecho da partida. Ainda nem um minuto da segunda parte tinha decorrido quando o Moreirense abriu a contagem.
Após uma carambola, Alanzinho não desistiu do lance, segurou a bola que ia para a linha de fundo, cruzou e Guilherme Schettine apareceu à boca da baliza para desviar para o seu terceiro golo na presente edição do campeonato, à passagem do minuto 47.
Apenas dois minutos volvidos e o Moreirense voltou a marcar no dérbi minhoto através do imparável Guilherme Schettine, que já leva quatro golos no campeonato. Após um grande trabalho pela esquerda, Kiko Bondoso fez um cruzamento perfeito e o avançado brasileiro apareceu a cabecear com certeza para o fundo das redes (49 minutos).
Logo de seguida, o Moreirense esteve perto de fazer o terceiro em duas ocasiões. Ao minuto 56, Afonso Assis isolou Francisco Domingues. O antigo jogador do Benfica cruzou para o desvio do brasileiro Schettine ao primeiro poste, mas o remate foi cortado por um defesa. No minuto seguinte, Dinis Pinto atirou ao poste da baliza defendida por Charles.
O Vitória SC apareceu um pouco mais tímido na etapa complementar e só foi capaz de incomodar a baliza de Caio Secco depois da hora de jogo. À passagem do minuto 64, Tiago Silva bateu um pontapé livre direto e guardião brasileiro teve de esticar todo para ir buscar o esférico ao cantinho da baliza.
Até ao apito final, o Vitória SC pouco ou nada fez para alterar o rumo dos acontecimentos. Já o Moreirense foi-se resguardando e conseguiu segurar a vantagem.
Contas feitas, e no regresso a casa, o Moreirense deu continuidade ao bom momento de forma no campeonato e saltou para a liderança provisória do campeonato com nove pontos em três jornadas, fruto de outros tantos triunfos. Já o Vitória SC volta às derrotas e ocupa a nona posição com três pontos, de onde até pode cair até ao fecho da ronda.
Leia Também: EM DIRETO: Dérbi no Minho já conta com dois golos para os cónegos