O Sporting e o FC Porto protagonizaram a final da Supertaça de andebol e o resultado acabou por ser... o do costume. A equipa de Alvalade venceu por 36-29 e voltou a controlar os azuis e brancos e conquistou a terceira Supertaça consecutiva, fazendo mais uma vez a festa no Pavilhão Multiusos de Sines.
A pérola Francisco Costa foi uma das maiores figuras da partida, sendo o melhor marcador da final da prova, que inicia a época oficial do andebol em Portugal, que se prolonga até aos primeiros dias do mês de junho, altura em que se disputa a final da Taça de Portugal.
O jogo acabou por ser praticamente sempre favorável aos leões, que de início a fim foram impondo a sua qualidade na quadra que resultou numa vantagem de 20-15 ao intervalo, que permitiu uma gestão por parte do seu treinador Ricardo Costa que fez descansar as suas maiores estrelas do plantel.
O parcial da segunda parte voltou a ser favorável ao Sporting, que venceu mais uma Supertaça para o seu museu, que já começa a ficar composto com vários troféus desta modalidade.
Pode haver novo duelo na final da Supertaça Ibérica
FC Porto e Sporting vão discutir, no próximo sábado, as meias finais da Supertaça ibérica de andebol, com as duas melhores classificadas de cada um dos dois países desta península a enfrentarem-se para consagrar a melhor equipa da Península Ibérica da última temporada.
Os dragões vão enfrentar o gigante Barcelona, enquanto que os leões irão jogar contra o Ademar León, numa prova que tem três edições, com o vencedor a ser sempre o mesmo: o Barcelona, que superou sempre equipas portuguesas nas diferentes finais.
Dado o emparelhamento da competição, poderá voltar a haver nova final entre as duas equipas que hoje se defrontaram na Supertaça portuguesa, caso ambas ultrapassem os respetivos adversários. No entanto, em caso de dupla derrota para Portugal, as duas equipas irão defrontar-se no jogo de terceiro e quarto lugar.
Hegemonia leonina começa a ser difícil de contornar
O Sporting continua a dominar o andebol português dos últimos anos e mostra que poderá estar prestes a continuar a festa de títulos na temporada que aí vem. Isto porque, como referido acima, esta foi a terceira conquista consecutiva na Supertaça em Portugal.
Mas o mesmo vai acontecendo nas restantes competições nacionais desta modalidade. O campeonato foi conquistado com pela segunda vez seguida, com esta última edição a ser completamente 'limpa' pelos leões, que não perderam qualquer jogo na fase de campeão.
Este domínio é ainda mais avassalador na Taça de Portugal, visto que o conjunto de Alvalade, que joga os encontros em casa no Pavilhão João Rocha, levantou o troféu nas últimas quatro edições, não dando quaisquer hipóteses aos adversários que tentaram fazer frente ao emblema leonino.
Esta é realmente uma geração de ouro do Sporting, que conquistou os últimos nove troféus nesta modalidade que continua em crescimento no nosso país.
[Notícia atualizada às 18h13]
Leia Também: Benfica vence Madeira SAD e vence Supertaça feminina pela 5.ª vez