António Rios Amorim distinguido com Grã-Cruz da Ordem do Infante

O diretor-executivo e presidente do conselho de administração da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, foi distinguido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

PR desvaloriza ligação familiar no Governo apesar de não ser solução ideal

© Lusa

Lusa
04/07/2025 19:29 ‧ há 8 horas por Lusa

Economia

Corticeira Amorim

Segundo dados da Presidência da República, essa distinção honorífica é atribuída a cidadãos que se destacaram pelos serviços de relevância prestados a Portugal, por via da natureza extraordinária do seu trabalho no país ou no estrangeiro.

 

A distinção entregue quinta-feira no Palácio no Belém homenageou assim o empresário de Santa Maria da Feira que, além da liderar o maior grupo mundial de transformação de cortiça, durante vários anos presidiu à APCOR -- Associação Portuguesa da Cortiça e até maio dirigiu também a COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação.

Contactado hoje pela Lusa, António Rios de Amorim declara: "É uma honra muito grande ter servido Portugal. Estou muito agradecido ao Senhor Presidente da República pelo reconhecimento, que recebo em nome de toda a família e que é também extensível a todas as pessoas que fizeram e fazem parte deste caminho".

O empresário realça o papel do próprio Marcelo Rebelo de Sousa nesse percurso, ao defender que o Presidente da República "tem sido absolutamente inexcedível enquanto presidente honorário da COTEC, ao prestigiar e apoiar o papel que a instituição desempenha na promoção da inovação em Portugal".

De acordo com dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, António Rios de Amorim é Licenciado em Comércio Internacional pela Universidade de Birmingham e fez estudos de pós-graduação em Gestão de Empresas tanto nas universidades norte-americanas de Columbia e Stanford como no INSEAD - Instituto Europeu de Administração de Empresas, em França. Tem ainda um diploma em Enologia pela Universidade de Bordéus.

Iniciou a sua carreira profissional na Amorim -- Investimentos e Participações, em 1989, e trabalhou depois na Amorim Hotéis, no breve período em que foram lançados em Portugal os hotéis Novotel e Ibis. Em seguida liderou o lado operacional da Amorim Imobiliária, de 1993 a 1995.

No ano seguinte, assumiu o cargo de diretor-geral da unidade de rolhas da Corticeira Amorim, "o que acabaria por valer-lhe a promoção a presidente e diretor-executivo da empresa", em 2001.

"Ficou conhecido por ter conseguido reanimar a Corticeira Amorim de uma morte anunciada e torná-la a líder mundial em produtos de cortiça", diz a Fundação.

Já fonte da Corticeira refere que, em 2024, António Rios de Amorim foi eleito "pioneiro no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" pela United Nations Global Compact Network Portugal, na categoria "Grandes Empresas", em reconhecimento da sua dedicação, inovação e liderança na promoção dessas metas.

Ainda em 2024 foi igualmente reconhecido como "Personalidade do Ano" na categoria de Indústria pelo Prémio Portugal Inspirador, sendo que 2018 já tinha vencido o galardão "Entrepreneur of the Year / Empreendedor do Ano" da consultora Ernst & Young

Leia Também: Corticeira Amorim transfere produção de Silves para Vendas Novas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas