Vera Kolodzig é mãe do pequeno Mateus, de dez anos, fruto da relação que já terminou com Diogo Amaral.
E foi sobre os desafios da maternidade que a atriz partilhou o seu desabafo com os seguidores das redes sociais. A artista fez uma refelxão sobre o uso de telemóveis e ecrãs em tenra idade.
"Hoje fui arranjar o meu telefone antigo - pensei que talvez seja útil para as minhas sobrinhas de 16 e 14 anos ou para o meu filho daqui a uns tempos…
O Mateus tem quase 11 anos e eu sempre fui muito conservadora em relação aos ecrãs. Só temos televisão em casa desde que nos mudámos há quatro meses e o tempo de iPad (o meu) sempre foi muito controlado.
Desenhos animados só dia sim dia não, e consola (também recente) 1h-1h30 por semana, ao fim-de-semana depois de fazer duas fichas escolares. Claro que há excepções - muitas vezes para me servir a mim, quando preciso de descansar ou estar focada em trabalho. E na noite semanal de filme em família claro!
Não sou muito apologista dos miúdos terem telefones desde cedo, no entanto sinto que a entrada na adolescência faz-nos querer que eles estejam contactáveis quando começam a ter rotinas mais independentes. Ainda assim acho mesmo importante o controlo parental, com definições específicas de tempo de ecrã, acesso limitado a certos conteúdos, e controlo remoto do dispositivo", refere a atriz.
"Para pais separados talvez estas métricas sejam um pouco diferentes... Hoje falaram-me também num relógio específico para crianças, para que possam fazer chamadas apenas para números específicos, o que me soa a uma óptima solução intermédia", confessou a atriz, pedindo aos seguidores a opinião sobre o assunto e dicas de como lidar com este tema.
Vera Kolodzig para além da representação
Para além da representação, Vera Kolodzig é ainda a apresentadora do podcast 'Kológica', onde faz entrevistas a vários convidados das mais diversas áreas mas relacionados com terapias holísticas, saúde mental, bem-estar e desenvolvimento pessoal.
O sucesso deste projeto que inicialmente era só em plataformas como o Youtube e o Spotify, levou-o à programação da SIC Mulher. Numa entrevista, a atriz falou sobre a importância destes assuntos chegarem ao grande público da televisão.
"É um formato que eu adoro fazer e, na verdade, sinto-me em casa… Gosto muito de fazer este podcast, que já faço há quatro anos e é exatamente por isso que passámos para a televisão, para celebrar o 4.º aniversário. Estou muito contente [...] Este programa é um convite para as pessoas olharem para dentro e começarem a cuidar mais de si, da sua saúde mental, física e emocional", revelou Vera Kolodzig.