"Perdemos uma figura ímpar da cena artística, dedicado e generoso"

O ator Luís Lucas, que era um dos membros dos órgãos sociais da Casa do Artista, morreu aos 73 anos. Já foram muitas as homenagens que lhe foram feitas nas redes sociais, destacando-se entre elas a publicação da Casa do Artista.

Luís Lucas

© Facebook_Luis Lucas

Notícias ao Minuto
24/08/2025 12:36 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Fama

Luís Lucas

Foi na manhã deste domingo que a classe artística nacional ficou em choque com a notícia da morte de Luís Lucas. 

 

A informação foi adiantada numa publicação que Diogo Infante fez na sua página de Instagram, seguindo-se depois as várias manifestações. 

O ator era um dos membros dos órgãos sociais da Casa do Artista, que tem neste momento José Raposo como presidente. Aliás, José Raposo confirmou a partida do colega e amigo ao Notícias ao Minuto

Entretanto, nas páginas que a Casa do Artista tem nas redes sociais foi feita uma publicação em memória de Luís Lucas.  

"Partiu o ator Luís Lucas, deixando um legado inestimável nas áreas do teatro, do cinema e da televisão em Portugal com uma carreira de mais de quatro décadas.

Era membro dos Órgãos Sociais da Casa do Artista, tendo integrado diferentes Direções da Casa. E um dos nossos associados mais antigos.

No teatro, destaque para a sua ação enquanto membro fundador do grupo Comuna – Teatro de Pesquisa. Trabalhou também com diversas companhias como a Cornucópia, Cómicos, Teatro da Graça, entre muitas outras.

Na sétima arte, integrou algumas das obras mais significativas do cinema português como Alexandre e Rosa (1978), Passagem ou Meio Caminho (1980), Dina e Django (1981), Rita (1981), Ninguém Duas Vezes (1984), Le Soulier de Satin (1985), Um Adeus Português (1985), O Bobo (1987), Tempos Difíceis (1988), Non ou a Vã Glória de Mandar (1990), A Idade Maior (1991), Aqui na Terra (1993), Longe da Vista (1998), Camarate (2001), A Passagem da Noite (2002), Dot.com (2007), Sombras Brancas (2023) ou O Vento Assobiando nas Gruas (2023).

Na televisão, participou em séries e telenovelas como Duarte & Companhia (década de 1980), Médico de Família, Jornalistas, Ganância, Liberdade 21, Perfeito Coração, Equador, O Beijo do Escorpião ou Coração d’Ouro.

Na dobragem e locução, foi a voz de múltiplos projetos de animação, séries e publicidade.

Perdemos uma figura ímpar da cena artística nacional, um colega dedicado e generoso, um amigo e um entusiasta desta Casa.

Até sempre, Luís Lucas."

Leia Também: Morreu o ator Luís Lucas. Tinha 73 anos

Leia Também: "De uma dimensão humana... O Luís Lucas era um colega generoso e amigo"

Leia Também: As reações à "precoce partida" de Luís Lucas. Ator tinha 73 anos 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas