Uma publicação recente de um cardiologista no Instagram está a acumular inúmeras visualizações e comentários pela sua grande revelação acerca da insuficiência cardíaca.
De acordo com Dmitry Yaranov, cardiologista especializado em transplante cardíaco, existe uma causa "frequentemente ignorada" para a insuficiência cardíaca que "ainda passa despercebida" para muitos pacientes.
Leia Também: Mulheres com sintomas pré-menstruais têm maior risco de doenças cardíacas
"É a amiloidose cardíaca - uma proteína que se infiltra no coração, o enrijece e o desliga gradualmente de dentro para fora", escreveu Yaranov.
Considerando que a doença cardíaca é a doença mais letal nos Estados Unidos - matando uma pessoa aproximadamente a cada 34 segundos - esta informação é vital.
"A maioria das pessoas recebe um diagnóstico incorreto durante anos”, escreveu Yaranov sobre a amiloidose. "Dizem-lhes que é hipertensão, idade ou apenas dor nas costas. E os pacientes saltam de clínica em clínica, enquanto o coração enfraquece silenciosamente."
De acordo com a Cleveland Clinic, existem vários tipos diferentes de amiloidose cardíaca, que podem ser hereditárias ou desenvolvidas mais tarde na vida (mais comumente após os 50 anos, embora alguns casos em jovens sejam possíveis).
Um importante estudo de triagem de 2022 encontrou depósitos amiloides em 1 em cada 4 homens afro-americanos com mais de 60 anos encaminhados por insuficiência cardíaca inexplicada.
Yaranov escreve que existem alguns indícios comuns que sugerem amiloidose cardíaca em pacientes. Estes incluem: "Paredes espessas no eco. Baixa voltagem no ECG. Síndrome do túnel cárpico. Estenose espinhal. Fadiga que não faz sentido." Esses sintomas também são citados pelo Colégio Americano de Cardiologia.
Leia Também: Atenção! Este perigo noturno (oculto) pode levar a doenças cardíacas
De acordo com a Cleveland Clinic, os sintomas comuns de amiloidose cardíaca que pode observar incluem:
- Falta de ar;
- Inchaço nos pés, tornozelos, pernas e abdómen;
- Fadiga;
- Palpitações cardíacas;
- Veias do pescoço dilatadas;
- Fígado inchado;
- Problemas renais;
- Hematomas incomuns;
- Língua inchada;
- Síndrome do túnel cárpico;
- Estenose do canal lombar;
- Problemas oculares;
- Problemas auditivos e surdez;
- Dormência ou formigueiro nos braços ou pernas.
Se corre o risco de insuficiência cardíaca ou apresenta algum dos sintomas acima, os especialistas sugerem perguntar ao seu médico sobre a amiloidose.
Se detetado, os tratamentos variam amplamente, desde quimioterapia a transplantes ou medicamentos. Dito isto, tanto Yaranov como outras instituições de saúde enfatizam a importância da detecção precoce.
Leia Também: Menopausa: 80% das mulheres pode estar a prejudicar a sua saúde cardíaca