A gordura da sua barriga pode prever quanto tempo irá viver

Num novo estudo, investigadores afirmam que a gordura da barriga (especificamente, as circunferências da cintura e das ancas) pode ser um indicador importante da mobilidade futura e do desempenho de força.

gordura barriga

© Shutterstock

Mariana Moniz
17/07/2025 13:47 ‧ há 9 horas por Mariana Moniz

Lifestyle

Longevidade

A mobilidade e o desempenho muscular diminuem com a idade. Um estudo constatou que a força e a potência muscular diminuem até 49% entre os 25 e os 75 anos. Dados também mostram que adultos com mais de 40 anos podem apresentar uma redução de 1% a 2% na massa corporal magra e de 1,5% a 5% na força muscular por ano.

 

Num novo estudo, investigadores afirmam que a gordura da barriga (especificamente, as circunferências da cintura e das ancas) pode ser um indicador importante da mobilidade futura e do desempenho de força.

Cinturas maiores estão associadas à fraca mobilidade

O estudo publicado na revista Aging descobriu que proporções cintura-anca e cintura-altura maiores podem reduzir significativamente o desempenho físico. Para chegar a essas conclusões, investigadores submeteram mais de 10 mil pessoas a um teste simples de força e mobilidade.

“Ao avaliar a relação cintura-anca e a relação cintura-altura, os profissionais de saúde podem identificar indivíduos com maior risco dessas complicações de saúde e implementar intervenções direcionadas para mitigar os riscos e melhorar as perspectivas de saúde a longo prazo”, escreveram os autores.

Os investigadores usaram a relação cintura-anca (RCQ) e a relação cintura-altura (RCE) para medir a composição corporal dos participantes.

Leia Também: Três sintomas de que não está a comer proteína suficiente

Para obter a circunferência da cintura, eles mediram "no ponto mais estreito entre as costelas e as ancas”. A circunferência da anca refere-se à "parte mais larga das nádegas".

A RCQ é calculada dividindo-se a circunferência da cintura pela circunferência da anca. A RCQ é reconhecida por especialistas em saúde como "um indicador da adiposidade central e da distribuição de gordura", de acordo com o estudo. Uma RCQ "elevada" tem sido associada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos e pré-diabetes.

Já a RCEst é calculada dividindo-se a circunferência da cintura pela altura. Essa relação "oferece uma avaliação direta e eficiente dos riscos para a saúde de um indivíduo associados à gordura abdominal", incluindo doenças cardiovasculares e diabetes.

Leia Também: Perda de peso e tecido adiposo: Os benefícios que não eram conhecidos

Uma RCQ normal é um valor abaixo de 0,90 para homens e 0,85 para mulheres, respetivamente. Um valor de RCQ abaixo de 0,5 para homens e mulheres é "indicativo de uma distribuição mais favorável da gordura corporal".

Investigadores acreditam que a gordura visceral pode levar à diminuição da função física

Uma teoria forte está relacionada à distribuição de tecido adiposo no estômago, também conhecido como gordura visceral.

“Uma RCQ e/ou RCEst mais elevadas geralmente indicam uma maior quantidade de gordura abdominal, o que tem sido associado a vários riscos à saúde e à diminuição da função física. Sabe-se que o excesso de gordura abdominal contribui para a diminuição da força muscular, da flexibilidade e da mobilidade geral, o que pode, consequentemente, prejudicar o desempenho físico”, escreveram os autores.

Leia Também: Especialistas revelam as melhores maneiras de diminuir os 'pneuzinhos'

Além disso, quando a gordura visceral invade órgãos vitais, pode "prejudicar a função cardiovascular e a saúde metabólica". Isso pode levar à diminuição da resistência e do desempenho aeróbico.

Se está a ter dificuldades para perder a gordura persistente da barriga ou tem preocupações com a sua saúde, converse com um médico que pode fazer uma avaliação completa e até mesmo encaminhá-lo a um nutricionista.

Como concluíram os autores: "Essas medições servem como ferramentas de fácil acesso que capacitam os indivíduos a fazer escolhas de estilo de vida informadas, contribuindo para seu bem-estar geral e o potencial para uma vida mais longa e saudável".

Leia Também: Nutricionista revela 5 maneiras fáceis de definir a barriga rapidamente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas