Um homem de 90 anos foi detido, em Espanha, por ser suspeito de ter matado a sua própria mulher, na casa onde viviam, na localidade de Pola de Laviana, nas Astúrias.
O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira.
Após o homicídio, o suspeito terá tentado tirar a própria vida. Segundo o jornal ABC, acabou por ser internado num centro hospitalar local.
Depois do sucedido, terá sido o próprio idoso a informar a mulher que cuida do casal sobre as suas ações, tendo a cuidadora alertado as autoridades. O alerta foi dado pelas 6h da manhã de hoje.
A Guardia Civil procedeu à detenção do homem que permanece internado no hospital Valle del Nalón. As autoridades também continuam no local do crime para proceder à investigação ao sucedido.
Segundo o jornal El Comercio, a responsável pelo governo das Asturias, Adriana Lastra, já se encontra na localidade para saber, em primeira mão, pormenores do sucedido.
Violência de género em Espanha
Segundo dados do país vizinho, só este ano, são já 18 as mulheres que foram assassinadas pelos seus companheiros ou ex-companheiros. Os dados incluem já a vítima do crime de hoje. Desde 2003 há a lamentar 1.311 vítimas mortais deste tipo de crime em Espanha, revelam os dados oficiais do país.
A mesma publicação refere que o período do ano em que se registam mais casos de violência de género é no verão. Segundo estatísticas oficiais, os meses de junho, julho e agosto acumulam quase 30% de todos os crimes machistas no país. Especialistas de diversas áreas, nomeadamente na área de Medicina Forense, sociologia e forças de segurança do Estado, relacionam esta situação com o facto de estes serem meses em que as mulheres têm maior autonomia e por ser uma altura em que se regista um aumento do tempo em que as pessoas passam tempo em família.
----
Recorde-se que, em Portugal, a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
Linha Telefónica de Informação às Vítimas de Violência Doméstica: 800 202 148 (gratuito, 24h/dia)
No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/
Via telefónica, através do número de telefone: 112;
No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx
Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx
Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.
Através de email para a PSP: [email protected]
Leia Também: Detido último tripulante de lancha que matou agentes da Guardia Civil