Um homem caiu dentro de uma fenda do glaciar Fee, no cantão de Valais, na Suíça, e acabou por ser salvo graças à ajuda do seu cão chihuahua, que, apesar de ser a raça mais pequena no mundo, mostrou ser grande em coragem.
O incidente aconteceu na tarde da passada sexta-feira, quando o homem "caiu numa fenda no glaciar com cerca de oito metros de profundidade", explicou a Air Zermatt, uma empresa suíça de resgate por helicóptero, num comunicado divulgado este domingo.
"O homem estava com o seu pequeno cão no glaciar Fee quando, de repente, caiu numa fenda. Enquanto o homem ficou preso no gelo do glaciar, difícil de alcançar, o seu fiel companheiro, um pequeno chihuahua, ficou ao lado da fenda", lê-se na nota.
No entanto, houve "sorte na infelicidade", uma vez que o homem "tinha consigo um walkie-talkie amador, com o qual conseguiu pedir ajuda".
Uma pessoa, que se encontrava nas redondezas, "recebeu por acaso a chamada de emergência, mas não conseguiu localizar o local exato do acidente".
Foi então acionada uma equipa da Air Zermatt com três especialistas em resgate a bordo, mas "a busca pelo local do acidente foi difícil" porque "a superfície do glaciar era vasta e o buraco era quase impossível de identificar".
"Então, um momento decisivo! Um dos especialistas em resgate descobriu um pequeno movimento: o chihuahua!", indica o comunicado, que acrescenta que o cão estava perto do buraco onde o dono caiu.
A tripulação, que diz ter vivido uma "missão extraordinária", contou que foi o chihuahua a mostrar-lhe o caminho para a fenda no glaciar. "Foi precisamente o seu pequeno chihuahua que lhe salvou a vida", afirmou a tripulação.
"Graças ao comportamento do cão, a tripulação conseguiu localizar o local exato do acidente. Os operacionais desceram até a vítima e conseguiram resgatá-la. O paciente e o cão foram levados de helicóptero para o hospital em Visp", adiantou a Air Zermatt.
A empresa destacou, ainda, que "o pequeno cão não se afastou do local durante toda a operação e acompanhou de perto cada movimento dos especialistas em resgate".
A tripulação frisou que o pequeno chihuahua "contribuiu significativamente para o sucesso do resgate". "O cão é um herói de quatro patas que possivelmente salvou a vida do seu dono numa situação de risco de vida", concluiu.
Leia Também: Desmoronamento de glaciar suíço? Pode custar "centenas de milhões"