Juiz critica Estado da Colômbia por ataque contra Miguel Uribe

O advogado de Miguel Uribe Turbay disse que um juiz considerou o Estado da Colômbia responsável pelo ataque a tiro, em 07 de junho, que deixou o senador e pré-candidato presidencial em estado grave.

Solidarity events for Miguel Uribe

© Lusa

Lusa
08/07/2025 06:25 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Colômbia

"Na audiência de ontem [segunda-feira] (...), um juiz determinou que o Estado colombiano, ou seja, a Unidade de Protecção Nacional deste governo, é responsável por omissão", afirmou o advogado Víctor Mosquera.

 

Num vídeo publicado na rede social X, Mosquera disse que o magistrado decidiu que Uribe "não recebeu a devida proteção e que houve mesquinhez por parte desta entidade em relação à sua segurança".

"Houve falhas na proteção de um líder da oposição que vinha desempenhando um papel impecável e que necessitava de segurança mínima para continuar a exercer os seus direitos políticos", lamentou o advogado.

O vídeo foi divulgado após uma audiência em que o juíz decidiu que Elder José Arteaga Hernández, conhecido como 'El Costeño', acusado de ser o autor moral do atentado, irá aguardar o julgamento em prisão preventiva.

A Polícia Nacional da Colômbia anunciou no sábado a detenção de 'El Costeño', após uma operação realizada na localidade de Engativá, também em Bogotá, de acordo com várias fontes policiais citadas pela imprensa colombiana.

Hernández enfrenta acusações de "tentativa de homicídio, porte ilegal de armas e uso de menores para a prática de crimes", em referência ao jovem de 15 anos que executou o atentado contra Uribe e que acabou detido logo após disparar os tiros.

Víctor Mosquera agradeceu ao Ministério Público, à Polícia Nacional e aos órgãos de informação o trabalho desenvolvido na captura dos cinco alegados autores, mas afirmou que "não é suficiente".

"É importante que o país conheça a verdade, que estes factos sejam esclarecidos e que os responsáveis sejam encontrados", argumentou o advogado, afirmando que a equipa jurídica de Uribe continuará a trabalhar "para que as autoridades encontrem os principais responsáveis, ou seja, os mandantes ou instigadores".

O Governo colombiano ofereceu uma recompensa de até três mil milhões de pesos (aproximadamente 636.800 euros) por informações que levem à identificação e captura dos responsáveis pela tentativa de assassínio de Uribe Turbay.

O membro do partido Centro Democrático do antigo Presidente de direita Álvaro Uribe (2002-2010, de quem não é familiar) anunciou em outubro a intenção de se candidatar às eleições presidenciais de maio de 2026.

O político é filho de Diana Turbay, jornalista assassinada em janeiro de 1991, depois de ter sido raptada pelo cartel de Medellín, de Pablo Escobar, e neto de Julio Cesar Turbay Ayala, Presidente da Colômbia entre 1978 e 1982.

Uribe Turbay, de 39 anos, ainda se encontra em estado grave depois do ataque de 07 de junho, durante um comício eleitoral na localidade de Fontibón, em Bogotá.

Leia Também: Detido suposto autor intelectual do atentado contra Uribe Turbay

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas