"Destruiu-me a vida". Filha ilegítima de Putin ressurge e quebra silêncio

Luiza Rozova tinha eliminado todas as suas contas nas redes sociais em 2022, pouco antes da invasão russa à Ucrânia. Agora, ressurgiu online com várias publicações enigmáticas que parecem dirigidas ao alegado pai.

Luiza Rozova

© Intagram

Notícias ao Minuto
04/08/2025 18:22 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

Rússia/Ucrânia

Luiza Rozova, também conhecida como Elizaveta Krivonogikh, alegada filha ilegítima de Vladimir Putin, teceu duras críticas que parecem dirigidas ao pai, falando num homem que "tirou milhões de vidas" e "destruiu" a sua. 

 

A jovem, que vive em Paris, fez várias publicações no seu canal privado no Telegram, com o nome 'Art of Luiza', que foram divulgadas pelo alemão Bild e republicadas por vários meios internacionais. 

As publicações não mencionam diretamente o presidente da Rússia, mas parecem ser entendidas como uma crítica a Putin, bem como um posicionamento sobre a guerra na Ucrânia. 

A jovem, de 22 anos, formada em artes plásticas, parece falar em Putin ao escrever: "o homem que tirou milhões de vidas e destruiu a minha". 

"É libertador poder mostrar o meu rosto ao mundo novamente", escreveu. "Isso lembra-me quem sou e quem destruiu a minha vida", apontou ainda nas publicações enigmáticas. 

Até então, Luiza vinha escondendo o rosto nas redes sociais, de onde desapareceu em 2022, mas, recentemente, voltou a partilhar fotografias sem censura no Instagram.

Pouco antes da Rússia invadir a Ucrânia, Luiza ter-se-á mudado para Paris e formou-se na Escola ICART de Gestão Cultural e Artística em junho de 2024. Na altura, ao deixar a Rússia, lamentou não poder passear pela sua "amada São Petersburgo" e viria a eliminar todas as contas nas redes sociais, onde partilhava uma vida glamorosa. Agora, ressurge com outro tipo de publicações e acredita-se que está a trabalhar em duas galerias de arte na capital francesa. 

Nascida a 3 de março de 2003, acredita-se que Luiza é fruto de um breve relacionamento amoroso entre o presidente da Rússia e Svetlana Krivonogich, uma antiga empregada de limpeza que se tornou uma das mulheres mais ricas da Rússia.  A mulher terá sido amante de Putin no final dos anos 1990 e no início dos anos 2000. 

As alegações sobre a identidade do pai de Luiza foram divulgadas pela primeira vez em 2020 pelo projeto investigativo crítico ao Kremlin 'Proekt'. 

O nome do pai de Luiza não é mencionado na sua certidão de nascimento, a que jornalistas russos independentes tiveram acesso, mas o seu nome patronímico é indicado como Vladimirovna, um nome que, de acordo com a convenção de nomes russa, seria adotado pelas filhas de Vladimir Putin. 

Também o nome falso da jovem está ligado a Putin. Segundo a investigação de 2020, Oleg Rudnov era um amigo íntimo de Putin, que morreu em 2015, e a filha de Putin recebeu uma variação do seu nome - Rozova - para esconder a sua verdadeira identidade. 

O presidente russo tem duas filhas, Maria e Katerina Putina, fruto do seu casamento com Lyudmila, de quem se divorciou em 2013. Tem também dois filhos com a ginasta olímpica Alina Kabaeva, que foi sua amante durante mais de 20 anos.

Filha ilegítima de Putin trabalha como DJ em Paris sob pseudónimo

Filha ilegítima de Putin trabalha como DJ em Paris sob pseudónimo

Nascida a 3 de março de 2003, a jovem, atualmente com 21 anos, é fruto de um breve relacionamento amoroso entre o presidente da Rússia e Svetlana Krivonogikh, uma antiga empregada de limpeza.

Notícias ao Minuto | 18:48 - 29/11/2024

Leia Também: Macron quer líder da Sérvia a priorizar a UE em detrimento de Putin

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas