Uma turista de nacionalidade alemã foi resgatada, ao início da tarde desta segunda-feira, após sofrer um ferimento numa perna, na Vereda da Ponta de São Lourenço, na ilha da Madeira.
Em comunicado, divulgado nas redes sociais, a Associação Madeirense para Socorro no Mar (SANAS) adiantou que a "embarcação afeta à Estação Salva-Vidas de Santa Cruz foi empenhada ao início da tarde de hoje para efetuar o resgate de uma cidadã de nacionalidade alemã, com cerca de 62 anos, que apresentava trauma no membro inferior direito ocorrido na Vereda da Ponta de São Lourenço".
A mulher foi assistida ainda no local pela equipa de bombeiros e, posteriormente, transbordada na marina do Dreams Madeira Resort "de onde seguiu em ambulância para unidade de saúde".
O resgate foi coordenado pelo Centro de Comando e Controle do SANAS Madeira em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM e com o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal).
Sublinhe-se que, durante a época balnear de 2024, o SANAS registou 1.055 ocorrências, sem qualquer perda de vida.
Num balanço divulgado em novembro de 2024, o SANAS refere que entre os dias 01 de maio e 31 de outubro teve em ação uma equipa de 37 nadadores-salvadores, distribuídos por 11 praias na região e 13 postos de vigilância.
Dos 1.055 banhistas assistidos na época balnear no arquipélago, a associação adiantou que 713 apresentaram ferimentos ligeiros e 415 dos incidentes aconteceram no mar, sendo que 322 das ocorrências afetaram pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.
Os elementos do Sanas efetuaram duas reanimações com sucessos e "assistiram-se diversas situações de trauma com seguimento para unidade de saúde e em que não se registaram perda de vidas", mencionou.
As estatísticas indicaram que houve 15 situações de afogamento sem perda de consciência, 45 intervenções por exaustão e 43 apoios em zonas de rebentação.
Leia Também: "Problemas no motor". Veleiro com franceses auxiliado na Madeira