Bissau fará cimeira da CPLP com quem estiver perante indefinição de Portugal

O ministro dos Negócios Estrangeiros guineense, Carlos Pinto Pereira, afirmou hoje que a Guiné-Bissau fará a cimeira da CPLP "com quem estiver", em reação à indefinição da representação de Portugal.

Reunião do Conselho de Ministros da CPLP

© Lusa

Lusa
17/07/2025 16:39 ‧ há 6 horas por Lusa

País

CPLP

A Guiné-Bissau acolhe, na sexta-feira, a XV Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), sem que ainda se saiba se Portugal vai estar representado ao mais alto nível.

 

"Nós faremos esta XV cimeira com quem estiver ", respondeu o chefe da diplomacia guineense quando questionado sobre a indefinição portuguesa, na declaração à imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros da CPLP.

Nesta reunião foram aprovadas as propostas para discussão na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, em que, na lista das presenças, divulgada pelo Governo guineense, o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, é o único que não tem hora de chegada.

A confirmar-se a ausência do Presidente e do primeiro-ministro, esta será a primeira vez que Portugal não estará representado ao mais alto nível nas cimeiras de chefes de Estado e de Governo da CPLP.

"Nós estamos é a contar com aqueles que cá estão, mas sem deixar de lado aqueles que, por qualquer motivo, não puderam vir", afirmou.

Carlos Pinto Pereira disse que a Guiné-Bissau não vai "dar nenhuma interpretação" à ausência do Presidente português.

"Vamos apenas assumir que, por qualquer motivo por nós, para já, desconhecido, mas que não posso também confirmar se estarão ou não, mas se não estiverem (...) nós só temos que compreender os motivos que forem invocados", concretizou.

O chefe da diplomacia guineense acrescentou que Portugal estará representado pelo seu homólogo, Paulo Rangel, que já se encontra em Bissau há dois dias e participou hoje na reunião do Conselho de Ministros da CPLP.

"Se Portugal quisesse que déssemos outro entendimento a uma eventual ausência, se calhar não estariam sequer cá representados", disse o ministro guineense.

Leia Também: Guiné-Bissau quer CPLP transformadora que vá além da retórica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas