ASAE suspende atividade de quatro estabelecimentos em Albufeira

Falta de garantia da potabilidade da água utilizada foi uma das principais infrações detetadas. Foram também instaurados dez processos de contraordenação durante esta operação, que decorreu na sexta-feira.

ASAE

© ASAE

Tomásia Sousa
26/07/2025 17:50 ‧ há 11 horas por Tomásia Sousa

País

ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou, na sexta-feira, dez processos de contraordenação e suspendeu a atividade a quatro estabelecimentos no âmbito de uma operação levada a cabo nas zonas turísticas de Albufeira, no distrito de Faro.

 

Em comunicado enviado às redações este sábado, a ASAE adianta que a operação visava verificar o cumprimento das regras legais aplicáveis "no setor da restauração e bebidas, lojas de conveniência e venda de bebidas alcoólicas, mercearias, entre outros, situados em zonas de grande fluxo turístico balnear, no concelho de Albufeira".

Durante a ação, foram fiscalizados 25 operadores económicos, "tendo sido instaurados 10 processos de contraordenação". As principais infrações prendiam-se com "a falta de garantia da potabilidade da água utilizada no exercício da atividade, a falta de mera comunicação prévia e a falta de avisos legais obrigatórios relacionados com a venda e disponibilização de álcool, tabaco, entre outros".

Na sequência das irregularidades detetadas, foi determinada a suspensão da atividade de quatro estabelecimentos, como medida cautelar, por "violação dos deveres gerais da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas e falta de garantia da potabilidade da água utilizada no exercício da atividade".

A ASAE garante ainda que vai continuar a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas atribuições e competências, em todo o território nacional, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.

Leia Também: ASAE apreendeu mais de 3.000 litros de vinho falsamente rotulado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas