A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou, na sexta-feira, dez processos de contraordenação e suspendeu a atividade a quatro estabelecimentos no âmbito de uma operação levada a cabo nas zonas turísticas de Albufeira, no distrito de Faro.
Em comunicado enviado às redações este sábado, a ASAE adianta que a operação visava verificar o cumprimento das regras legais aplicáveis "no setor da restauração e bebidas, lojas de conveniência e venda de bebidas alcoólicas, mercearias, entre outros, situados em zonas de grande fluxo turístico balnear, no concelho de Albufeira".
Durante a ação, foram fiscalizados 25 operadores económicos, "tendo sido instaurados 10 processos de contraordenação". As principais infrações prendiam-se com "a falta de garantia da potabilidade da água utilizada no exercício da atividade, a falta de mera comunicação prévia e a falta de avisos legais obrigatórios relacionados com a venda e disponibilização de álcool, tabaco, entre outros".
Na sequência das irregularidades detetadas, foi determinada a suspensão da atividade de quatro estabelecimentos, como medida cautelar, por "violação dos deveres gerais da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas e falta de garantia da potabilidade da água utilizada no exercício da atividade".
A ASAE garante ainda que vai continuar a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas atribuições e competências, em todo o território nacional, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.
Leia Também: ASAE apreendeu mais de 3.000 litros de vinho falsamente rotulado