Dois homens de 39 e 48 anos foram detidos pela prática de crimes de roubo agravado, sequestro e furto qualificado, depois de terem assaltado por três vezes a residência de um idoso de 80 anos, em Oliveira de Azeméis. Numa das ocasiões, o homem foi mantido "amarrado e amordaçado" durante três horas.
"Os dois suspeitos traçaram um plano para extorquir o idoso, vindo a introduzir-se no interior da sua residência na madrugada do passado dia 18 de julho, onde o mantiveram, durante mais de três horas, amarrado e amordaçado, por forma a evitar qualquer tentativa de reação ou pedido de ajuda", detalhou a Polícia Judiciária (PJ), num comunicado endereçado esta segunda-feira às redações.
As autoridades deram conta de que, quando os suspeitos se aperceberam de que "não tinham conseguido apossar-se de todos os objetos de valor que existiam naquela residência", voltaram ao "local e repetiram a atuação dois dias depois e, ainda, no dia de ontem [domingo]".
"Na sequência desta última investida, no decurso da madrugada, os agora detidos foram abordados por elementos desta PJ e detidos em flagrante delito", adiantou aquela força de segurança.
Os homens "locupletaram-se de bens, maioritariamente metais não preciosos, avaliados em dezenas de milhares de euros", nas três ocasiões.
Os suspeitos tinham já "antecedentes criminais por crimes de idêntica natureza" e serão presentes à autoridade judiciária para interrogatório e aplicação das medidas de coação.
[Notícia atualizada às 11h42]
Leia Também: Detido após incendiar barraca na Moita. Queria vingar-se de um furto