Fogo entre Gondomar e Penafiel com uma frente ativa está controlado

O incêndio que deflagrou na terça-feira em Penafiel e alastrou a Gondomar, no distrito do Porto, mantém hoje uma frente ativa entre Moreira e Rio Mau, mas "está controlado", revelaram à Lusa várias fontes.

Incêndio em Gondomar

© Lusa

Lusa
31/07/2025 11:54 ‧ ontem por Lusa

País

Incêndios

"A situação está controlada", disse fonte da Câmara Municipal de Penafiel, acrescentando que o fogo encaminha-se para a estrada nacional que liga Rio Mau a Entre-os-Rios.

 

Já fonte dos bombeiros voluntários de Melres, concelho de Gondomar, indicou que "o fogo está controlado, mas continua ativo numa zona de vales encaixados de difícil acesso, dirigindo-se à Serra da Boneca".

As fontes indicaram que a frente ativa localiza-se entre Moreira, na freguesia de Melres, concelho de Gondomar, e Rio Mau, em Penafiel.

De acordo com o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 10:56 encontravam-se mobilizados para este incêndio 177 operacionais, apoiados por 48 viaturas e dois meios aéreos.

O alerta para este fogo que teve início na freguesia de Capela, em Penafiel, foi dado às 09:26 de terça-feira.

A GNR informou hoje, pelas 07:00, que a Estrada Nacional 108 (EN108) está cortada ao trânsito, em ambos os sentidos na localidade de Melres, concelho de Gondomar e distrito do Porto, devido a incêndio.

Quase todos os concelhos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Leia Também: Detida suspeita de atear fogo na quarta-feira em Arouca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas