Decapitado? Morto à facada? Mortes em Lisboa e Belas são "casos isolados"

O diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, considerou hoje que os homicídios ocorridos esta semana na Grande Lisboa "são nitidamente casos isolados", frisando que o país ser seguro "não significa que haja crime zero".

Luís Carrilho, Diretor nacional da PSP

© Paulo Spranger/Global Imagens

Lusa
01/08/2025 15:44 ‧ ontem por Lusa

País

PSP

"Quando se diz que Portugal é um país seguro, não significa que haja crime zero", afirmou à agência Lusa Luís Carrilho, à margem das comemorações dos 150 anos do Comando Distrital de Évora da PSP, na cidade alentejana.

 

O responsável foi questionado sobre os casos do corpo de um homem que foi encontrado decapitado no centro de Lisboa e da morte de um outro na sequência de uma rixa no concelho de Sintra, ocorridos esta semana.

Segundo o diretor nacional da PSP, "são nitidamente casos isolados, tanto um como o outro". "Infelizmente, há outros casos isolados", sublinhou.

Luís Carrilho defendeu que, no geral, "o espaço público em Portugal é seguro", apontando que uma das razões para que um grande número de turistas visite o país e outros o escolham para viver "é a segurança".

"Mas, quando se vive em liberdade, com os direitos potenciados, havendo mais do que uma pessoa, há situações de conflito e, nessas situações de conflito, por vezes, não é possível evitar que se cometam crimes", referiu.

A PSP, acrescentou o diretor nacional da Polícia, "tem uma atitude de prevenção", nas mais diversas áreas, mas, "quando não é possível prevenir, reprime, identifica os autores dos crimes e leva-os à justiça".

O corpo de um homem, de 34 anos, foi encontrado decapitado na madrugada de quarta-feira nas traseiras do Coliseu de Lisboa, tendo o suspeito, um homem de 29 anos, sido detido pela Polícia Judiciária (PJ), após se apresentar numa unidade hospitalar.

Crime em Lisboa: Decapitou homem, entregou-se (com a cabeça) e confessou

Crime em Lisboa: Decapitou homem, entregou-se (com a cabeça) e confessou

Um homem de 29 anos foi detido após entregar uma cabeça num hospital de Lisboa, no dia seguinte a um corpo ter sido encontrado no centro de Lisboa. A Polícia Judiciária deteve o suspeito, que aguarda agora para saber quais são as medidas de coação.

Teresa Banha com Lusa | 09:19 - 01/08/2025

Na madrugada de quinta-feira, em Belas, no concelho de Sintra, um homem, de 50 anos, morreu esfaqueado por outro, de 38, que foi detido, no mesmo dia, também pela PJ.

Detido homem que matou outro com faca de

Detido homem que matou outro com faca de "grandes dimensões" em Belas

A vítima ainda foi transportada por familiares para o Hospital Prof. Doutor Fernando (Amadora-Sintra), mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. Um outro homem ficou ferido na cabeça e teve também de ser hospitalizado.

Carolina Pereira Soares | 13:23 - 01/08/2025

Leia Também: PJ detém suspeito de decapitar homem em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas