A Autoridade Nacional do Medicamente e Produtos de Saúde (Infarmed) informou, esta sexta-feira, que o fabricante DISOP, S.A irá proceder à recolha de "vários lotes do Sistema de Próxido a 3% para a Desinfeção de Lentes de Contacto".
"O fabricante DISOP, S.A. está a proceder à recolha de vários lotes do Sistema de Peróxido a 3% para a Desinfeção de Lentes de Contacto (convencionais, descartáveis, de silicone hidrogel e RGP) após ter recebido reclamações de utilizadores relatando sintomas como ardor, vermelhidão, prurido, inflamação, hiperemia, visão turva e dor decorrentes da sua utilização", lê-se na circular informativa partilhada.
O Infarmed refere ainda que "durante a investigação efetuada, verificou-se que, em alguns casos, os comprimidos neutralizadores que integram o sistema não desempenhavam corretamente a sua função, o que pode resultar na neutralização incompleta da solução desinfetante e levar à ocorrência de desconforto ocular acompanhado dos sintomas referidos".
E sublinha: "Não foram, no entanto, registados incidentes graves com lesões oculares".
Por sua vez, o fabricante DISOP, S.A. também emitiu um "Aviso Importante de Segurança do Produto", alertando para os "utilizadores dos lotes/marcas em causa" para que parem "imediatamente a utilização, guardando a embalagem utilizada" e devem "contactar o estabelecimento onde o produto foi adquirido com vista à sua devolução".
Note-se que em caso de sintomas, o utilizador deve "lavar os olhos com uma quantidade abundante de soro fisiológico ou lágrimas artificiais esterilizadas, devendo "contactar um profissional de saúde ocular.
Consulte aqui quais os lotes que serão recolhido.
Leia Também: Financiamento: Infarmed com 51 medicamentos "inovadores". Em que áreas?