Um fenómeno conhecido como tornado de fogo, parece ter-se formado durante os focos de incêndio que estão a ser combatidos em Moimenta da Beira, no distrito de Viseu. As imagens foram partilhadas nas redes sociais e, na imagem que pode ver acima, é possível perceber que numa zona em chamas se forma um fenómeno invulgar, conhecido como tornado de fogo, que se forma devido à existência de ar quente ascendente.
Este redemoinho cria-se quando existe calor intenso num incêndio, fazendo o ar que circunda a zona aquecer e assim começar a girar, formando um vórtice que pode conter não só chamas, mas também cinzas e detritos.
O incêndio em causa deflagrou na tarde de sexta-feira, tendo chegado já a mobilizar mais de 500 operacionais. Mais de 24 horas depois, o incêndio que deflagrou na freguesia de Alvite é combatido por pouco mais de 400 bombeiros.
No combate às chamas estão ainda a prestara auxílio 124 veículos, assim como dez meios aéreos.
O incêndio colocou casas em risco durante a madrugada na localidade de Paraduça e esta manhã em Alvite, mas durante a tarde não há casas em risco e o cenário "está melhor em relação a sexta-feira", referiu João Silva, membro da direção dos Bombeiros de Moimenta da Beira, no último balanço.
Já o José Requeijo, segundo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional do Douro, referiu que o cenário era "animador" e que se os trabalhos continuarem a correr como estão a correr esta tarde podem ter-se boas notícias ao fim da tarde.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Quase 500 operacionais continuam a combater incêndio em Moimenta da Beira